sexta-feira, 28 de maio de 2010

Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Respeitar, Responsabilizar

No âmbito da campanha de sensibilização do grupo SUMA, em parceria com o Município de Estarreja, têm vindo a decorrer nas escolas do 1º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Estarreja sessões de sensibilização no âmbito da campanha "Carta Aberta" cujo público-alvo são as crianças mas que acabam por envolver, de forma natural e dinâmica, toda a comunidade educativa. A iniciativa chegou a mil alunos, desafiando-os a exprimirem as suas ideias e conselhos ambientais e de Cidadania.
Neste contexto, decidi desenvolver uma actividade paralela a este projecto com os alunos C. e S. do 4º ano. O objectivo da actividade foi desenvolver a capacidade de aplicar conhecimentos, repetindo de memória as estratégias enunciadas pela expressiva dinamizadora da sessão com vista à redução do lixo no dia-a-dia. Para além da memória auditiva, da comunicação compreensiva e expressiva, outro objectivo era trabalhar a categoria Aprender a Escrever.


Após a sessão de sensibilização na E.B.1 do Agro, em 10 de Maio, pedi aos alunos C. e S. que se tentassem lembrar da informação ouvida.
1º Pedi aos alunos que repetissem oralmente as estratégias enunciadas pela dinamizadora da sessão que nos permitiam reduzir o lixo no nosso dia-a-dia, ajudando-os a interpretar e a seleccionar a informação ouvida;

2º Pedi que registassem as estratégias no quadro para que , depois, no caderno, redigissem um diálogo entre duas personagens apontando as mesmas estratégias.

3º Através de um programa de Criação de Banda Desenhada (http://www.acapela.tv/Cute-Cartoon-Creator.html), os alunos seleccionaram a língua, as personagens, o contexto e copiaram o diálogo.
Este é o programa de criação de B.D. que também pode encontrar neste blogue em "Recursos...".

O espírito de cooperação e entre-ajuda do S. e da C deu os seus frutos.

O produto final pode encontrar-se em:


Vale a pena dar uma olhada! Bom trabalho C. e S.!


Informação Adicional:
O grupo SUMA visa contribuir para o desenvolvimento de gerações socialmente mais responsáveis, garantindo, simultaneamente, uma gestão mais eficaz dos recursos aplicados nas áreas de Limpeza e Salubridade Públicas e o aumento da Qualidade de Vida das populações, o que motiva a SUMA a realizar avultados investimentos na área de Educação e Sensibilização Ambiental.

1 comentário: