Na E.B.1 do Pinheiro o J e o A. trabalham muitas vezes juntos. São muito amigos e às vezes competem entre si de forma muito saudável. Então, convidei os dois a participar e agrupei os exercícios de psicomotricidade à volta de um tema. Para contextualizar os exercícios, aceitei uma proposta de psicomotricidade que vi na revista de Educação Especial (nº5, Janeiro de 2010): o tema O Meio ambiente- os pássaros.
1. Desenharam-se círculos no chão com a ajuda de um pau de giz, dentro dos quais cada aluno se sentou de forma a simular pássaros dentro do ninho.
2. “Os pássaros saíram do ninho a voar, à procura de comida”: As crianças saem dos arcos e caminham livremente pelo recreio levantando e baixando os braços.
3. “Depois os pássaros subiram a ramos de árvore e deslocaram-se entre eles”: as crianças sobem a um degrau deslocando-se ao longo dele ou fazendo posições de equilíbrio.
4. Desta vez “os passarinhos desceram das árvores e saltaram de ninho em ninho”: as crianças descem do degrau e saltam com os dois pés juntos de arco em arco.
5. “Os pássaros estão cansados, voam muito devagar, pousam nos seus ninhos e vão respirando fundo para descansar”: As crianças vão-se movimentando lentamente, subindo e descendo os braços, ao mesmo tempo que inspiram (ao levantar os braços) e expiram (baixar os braços).
Estes exercícios permitem à criança realizar com o corpo diferentes possibilidades motoras que favorecem:
A segmentação: movimentos laterais dos braços ao voarem;
O controlo postural e equilíbrio: caminhar sobre o banco, subir para a cadeira e descer dela.
O controlo da respiração: inspiração-expiração nasal, ao voar.
A estruturação espacial: “em cima”, “em baixo”, “fora” (ao subir e descer do banco e ao entrar e sair do ninho);
A estruturação temporal: ritmo ao saltar com os pés juntos.
Bom trabalho!
ResponderEliminar