Feijoeiro do A. do 1º ano da E.B.1 do Pinheiro
1º Pedi à criança que reproduzisse a germinação do seu feijão através do desenho. Para o ajudar a entender a sequência temporal do processo de germinação, enumerei em 4 folhas brancas as quatro etapas principais do processo: 1º, 2º, 3º e 4º e desenhei um frasco em cada uma delas.
Como não acompanhei a experiência, o A. explicou-me que o 1º passo (1º desenho) foi colocar dois feijões numa bolinha de algodão. De seguida (2º desenho), regou-os com água. Colocar o frasquinho ao sol foi muito importante pois permitiu que a planta germinasse.
Mas não pensem que a criatividade do A. ficou por aqui! Vejam só o desenho da direita. Representa a criança a regar a sua planta. Cá entre nós... acho que o A., também está orgulhoso do seu trabalho...
Objectivos da actividade: expressar através do desenho experiências passadas, desenvolver noções temporais, controlar a coordenação óculo-manual, desenvolver a motricidade fina, fomentar a linguagem e a aquisição de novos vocábulos, desenvolver a estruturação espacial, distinguir as cores, desenvolver as capacidades de observação/raciocínio/associação, , desenvolver o sentido estético. Desenvolver a capacidade de preparar, iniciar e organizar o tempo e o espaço necessários à realização de uma tarefa complexa, de forma a conseguir finalizá-la.
Sem comentários:
Enviar um comentário