6 ANOS DE BLOGUE!

6 ANOS DE BLOGUE!
Obrigada a todos os Visitantes, Seguidores e Amigos!

terça-feira, 4 de maio de 2010

A Germinação do Feijoeiro

Lemos a história do "João e o feijoeiro mágico" e fizemos uma actividade que muito entusiasmou o A. do 1º ano. A actividade deu continuação à abordagem que a professora titular fez ao grande tema da Germinação, de forma a consolidar os conhecimentos da criança sobre o tema.

Feijoeiro do A. do 1º ano da E.B.1 do Pinheiro

1º Pedi à criança que reproduzisse a germinação do seu feijão através do desenho. Para o ajudar a entender a sequência temporal do processo de germinação, enumerei em 4 folhas brancas as quatro etapas principais do processo: 1º, 2º, 3º e 4º e desenhei um frasco em cada uma delas.

Como não acompanhei a experiência, o A. explicou-me que o 1º passo (1º desenho) foi colocar dois feijões numa bolinha de algodão. De seguida (2º desenho), regou-os com água. Colocar o frasquinho ao sol foi muito importante pois permitiu que a planta germinasse.



Para grande tristeza do A., só um dos feijões é que germinou (3º desenho). E ele não se esqueceu de o regar!
Por fim (4ºdesenho), depois de muito tratar do seu feijãozinho, eis que uma planta verdinha cresceu, ganhando 4 folhas. Claro que o A. deu atenção a todos os pormenores da sua plantinha.

A tarefa mais difícil para o A. foi, depois de todo o trabalho feito, colocar os seus desenhos por ordem cronológica. Mas como esteve muito concentrado e nunca desistiu da tarefa, acabou por conseguir. Estou muito orgulhosa! Parabéns A.!


Mas não pensem que a criatividade do A. ficou por aqui! Vejam só o desenho da direita. Representa a criança a regar a sua planta. Cá entre nós... acho que o A., também está orgulhoso do seu trabalho...

Objectivos da actividade: expressar através do desenho experiências passadas, desenvolver noções temporais, controlar a coordenação óculo-manual, desenvolver a motricidade fina, fomentar a linguagem e a aquisição de novos vocábulos, desenvolver a estruturação espacial, distinguir as cores, desenvolver as capacidades de observação/raciocínio/associação, , desenvolver o sentido estético. Desenvolver a capacidade de preparar, iniciar e organizar o tempo e o espaço necessários à realização de uma tarefa complexa, de forma a conseguir finalizá-la.

Sem comentários:

Enviar um comentário