sábado, 29 de maio de 2010

A E.B.1 do Pinheiro aprende que a Ciência é divertida!

Ainda no âmbito da celebração da IX Semana do Ambiente no Município de Estarreja, a Câmara Municipal trouxe às nossas crianças a Fun Science, Ciência Divertida. Este é um conceito inovador e pioneiro na Europa e em Portugal. Baseia-se no ensino experimental, desenvolvendo programas educativos e de entretenimento que abordam as áreas do conhecimento científico, social e ambiental, de uma forma diferente, informal e divertida.

As actividades dirigem-se a crianças e jovens entre os 4 e os 14 anos, despertando-os para questões do nosso quotidiano. O seu método incrementa a motivação dos participantes, bem como o desenvolvimento das suas capacidades criativas e de relação.

Bem no centro da Praça Municipal, os nossos alunos conheceram as dinamizadoras das actividades e aguardaram pelas suas orientações e explicações.

Numa das mesas de trabalho, os meninos do 1º e 2º anos construíram divertidos animais e bonecos usando, para o efeito, apenas materiais reciclados. Apresento-vos algumas das suas sugestões que se podem também pôr em prática em sala de aula:

Depois foi só pôr mãos à obra! J. do 1º ano

A. do 1º ano

H. do 4º ano.

Na mesa de trabalho do H.,do 4º ano, também se falou do Ambiente. Da forma como o poluímos e como facilmente o deixamos em desequilíbrio. É de salientar o bom comportamento do H. nesta visita de estudo. Ele merece, sem dúvida, +1 ponto na grelha de registo comportamental. Se conseguir ter êxito até ao fim da semana, vai ter um prémio pelo bom comportamento. Estou a torcer por ele!

De seguida, jogou-se um jogo muito divertido e educativo com três equipas: a das minhocas, a das galinhas e a das raposas. Os papéis desta cadeia alimentar foram-se invertendo e as crianças perceberam facilmente como o equilíbrio ambiental é precário, principalmente por causa da intervenção humana.

Com rebuçados à mistura, o entusiasmo foi muito maior, claro!

Os meus meninos, já de volta à escola. Cansados... mas felizes!


Antes do almoço, ainda tivemos tempo para a actividade "A hora do conto". O J. do 1º ano já lê muito bem e, por isso, foi o 1º a começar.

Estão todos de parabéns!

Sem comentários:

Enviar um comentário