segunda-feira, 24 de maio de 2010

O Método Glenn Doman em português


O Método Glenn Doman estimula a aprendizagem da leitura nas crianças desde os primeiros meses de vida. Foi desenvolvido na década de 50 por Glenn Doman, fundador e presidente dos Institutos para o Desenvolvimento do Potencial da Filadélfia (EUA). Os estímulos que recebem as crianças de zero a seis fazem com que progridam mais rapidamente e com grande qualidade.
Três assessores do Centro de Professores de Mérida (Badajoz) há vários anos que trabalham com este método e elaboraram o Método Glenn Doman para o espanhol e o inglês. Mas agora a novidade é que também pode ser usado em português de Portugal. Diego Guerrero, Santiago Ortiz e Antonio Vega não descartam a possibilidade de fazer uma versão do português do Brasil, é só encontrar uma voz que leia as palavras. O método em inglês e espanhol pode ser usado online e também descarregado. O método em português por enquanto só pode ser consultado online, mas em breve será disponibilizado também para descarregar.


Este recurso, que pode encontrar neste blogue em "Recursos..." (Ouvir para Falar 1) tem-me sido útil para ajudar os meus alunos a desenvolver a compreensão auditiva e a desenvolver a fala, nomeadamente a articulação com correcção de palavras e frases e a aquisição de linguagem e de conceitos básicos e complexos. Permite fazer uma abordagem interactiva em que a criança ouve a palavra associada à imagem e à sua escrita e tenta repeti-la. Este processo é repetido duas vezes por palavra, o que possibilita a consolidação da aprendizagem. Ao se desenvolver a comunicação compreensiva e expressiva na criança, ela também desenvolve a sua autoconfiança em termos comunicativos.
São exercícios que aumentam de dificuldade e complexidade e estão distribuídos por 30 semanas.

3 comentários:

  1. Olá boa tarde!!meunome é Patricia; e gostaria de saber se o método Glenn Doman é válido para uma adolescente de 16 anos com microcefalia.Obrigada.

    ResponderEliminar
  2. eu gostaria de saber onde esta disponivel o metodo online

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar