terça-feira, 1 de junho de 2010

Para os pais...

No Dia Mundial da Criança (e não só)
ENSINA-ME A SER INDEPENDENTE

Ensina-me a fazer as coisas por mim - a pensar e tomar as minhas próprias decisões. Ajuda-me a decidir por mim! Ajuda-me a controlar a minha vida, porque mais tarde ou mais cedo... Vou ter que ser EU!Ensina-me a ouvir!Ensina-me quais os sons que existem em casa - a água a correr, a chaleira a ferver, os ramos das árvores a baterem nas janelas, o ronronar do gatinho, uma carta a cair, os sons estranhos de um aerossol, o barulho do frigorífico. Quando os sons se misturam todos, ajuda-me a distingui-los!

Ensina-me a ouvir cuidadosamente
Vê se eu consigo dizer se os sons estão perto ou longe. Ajuda-me a saber quais os sons perigosos e quais os sons que o não são. O que é que está a tilintar? De onde vem aquele barulho? A porta está fechada ou aberta? Se eu ouvir bem, ajuda-me a mover-me facilmente. Preciso de ouvidos muito grandes!!!

Ensina-me as relações espaciais!
Isto é, as relações do meu corpo com as coisas à minha volta. A que distância de mim está o candeeiro? Onde está o candeeiro? Posso pegar no copo sem o deixar cair? Dá-me orientações precisas para que eu possa deslocar-me para as coisas que estão longe. Onde estou? Onde estás?

Posso andar em casa sozinho
Se as passagens para os quartos estiverem desimpedidas e se não deixarem coisas espalhadas no chão! Quando gatinhava em pequeno e encontrava coisas à minha volta... era muito bom... mas agora apanho um susto tremendo se tropeço nas galochas do pai!

Tenho que andar pelos meus pés
Preciso de saber quando tenho que virar à esquerda ou à direita. Preciso de tactear pelas paredes para poder perceber o tamanho e o nome dos sítios. Provavelmente levar-me-á mais tempo do que se tu me levares contigo, mas tenho que começar a praticar já para poder treinar durante o tempo em que estás ocupada.

Não digas "aqui" ou "ali"
É muito difícil saber onde o "aqui" e o "ali" estão, pois não posso ver! Usa palavras que digam realmente onde estão as coisas e para onde vou – "Põe o livro na mesa da casa de jantar!"; "Vem para o quarto e ajuda-me a arrumar os teus brinquedos!"

Lembras-te?
Preciso de recordar muitas coisas: onde é o meu quarto, onde deixei as calças, a que distância ficou, o que fiz ontem. Como não posso ver tenho de aprender a recordar melhor do que tu. Pergunta-me sempre tudo!

Conversa muito comigoPreciso de ouvir os nomes das coisas que tenho à minha volta: armários, candeeiros, portas. Não tenhas medo de usar muitas palavras para descrever as coisas. Preciso de as ouvir para poder perceber como se juntam e quando se usam. Fala comigo quando estou ajoelhado, quando estou a saltar, quando me porto mal. Dá-me instruções precisas: " Vai sempre em frente!"; " Agora são 5 degraus"; " Vira à direita!"

Põe-me ao pé de ti enquanto fazes os trabalhos domésticos
Fala comigo e mostra-me o que estás a fazer: quando sacodes a roupa, limpas o pó, limpas o frigorífico ou lavas as janelas. Deixa-me tocar e participar naquilo que estás a fazer, para eu começar também a ser auto-suficiente. Deixa-me sempre tentar fazer as coisas!

Eu posso ajudar!
Dá-me trabalhos domésticos para fazer: posso ser eu a levar a minha roupa para o cesto da roupa suja, posso pôr a mesa, levantar os pratos e lavá-los. Preciso da tua ajuda para perceber que os pratos não são todos os mesmos. Diz-me porquê! Explica-me!

Diz-me o que estás a cozinhar e deixa-me ajudar-te
Posso ser eu a deitar os ingredientes na tigela depois de os teres pesado. Posso mexer com a colher se me ajudares a praticar. Que utensílios se usam? Para que servem? Vamos cozinhar!

Gostos – Cheiros – Texturas
Não te esqueças de me dizer o que estou a comer. Diz-me também o que estou a saborear: os pickles são doces/azedos. A geleia é macia e sabe a laranja, marmelo ou limão. A carne pode ser vaca, porco ou galinha. As coisas que se comem podem ser duras, granuladas, doces, etc.

Deixa-me comer com os dedos!
Provarei mais alimentos se os comer dessa maneira. Cachorros quentes, frango no churrasco, batatas fritas... mesmo alhos ou cebolas! É tudo tão diferente!

Deixa-me brincar com "porcarias"
Ajuda-me a meter as mãos na massa, a fazer hambúrgueres, a fazer bolos... A minha primeira reacção pode ser de resistir, mas encoraja-me! Não desistas! Poderei vir a gostar!

Preciso fazer comparações
Não só comparações de bolas, brinquedos e cubos, mas também de coisas do dia-a-dia. Ensina-me que os sapatos do papá são maiores que os meus; que tu és maior que eu. Preciso de tocar a minha cadeira para sentir que é mais pequena que a vossa. Os tachos também têm tamanhos diferentes: o pequeno cabe dentro do grande, mas não se passa o contrário!

Brinca comigo
Dá-me clipes, botões, tampas. Mistura-os e depois pede-me os botões. Mistura as roupas do papá com as minhas e depois pede-me as do papá!

Lê muito para mim
Isso dá-me uma sensação de proximidade do teu calor, a tua atenção é só para mim! Adoro ouvir as tuas palavras e aprenderei a dizê-las mais tarde. Ler alto ensina-me a gostar de livros e de ler. Mostra-me alguns livros em Braille para poder sentir aquilo que tenho que aprender. Descreve-me as imagens. Pergunta-me coisas e responde-me a tudo! Ler é tão giro!

Lê!
Tira algum do teu tempo para leres para mim. Gosto de ouvir. Quanto mais ouvir, mais aprenderei também. Se disseres palavras que ainda não entendo explica-me o seu significado. Anedotas, revistas, poemas, romances - Algumas histórias são ficção, outras são verdadeiras... ensina-me quais são o quê! Ler - Ouvir -Aprender

Brinca comigo ao "faz de conta"
Finge que tu és o bebé e eu o papá e a mamã. Usa os alimentos da cozinha e finge que estamos numa loja e que eu sou quem vai às compras. Imagina-me um macaco e ensina-me a saltar e a pular, a nadar como um jacaré!

Preciso de brincar sozinho
Também posso brincar sozinho desde que vá buscar os meus brinquedos. Posso pôr os meus discos. Posso colar papéis, porque já aprendi a mexer na cola. Ajuda-me a gostar de fazer coisas sozinho!

Gosto de recortar
Posso cortar bocados de papel e colá-los para formar um número ou uma letra. Posso sentir os bocados de madeira, plástico, papel - tantas texturas e formas!

Quando eu era pequenino tinha que me vestir
Agora que sou maior, preciso de saber vestir-me sozinho. Despir é mais fácil do que vestir!

Que horas são?
Preciso de saber as horas. E também se é manhã, tarde ou noite. Dá-me pistas sobre o que se faz nessas alturas! Almoço ao fim da manhã, ir à escola de manhã, para a caminha à noite. Ensina-me a acertar o relógio! Ontem! Que é "ontem"? -"Ontem foi quando fomos à loja das meias, lembras-te?"

O que é a temperatura?
40 graus? Está calor lá fora! 2 graus? Brrrr! Que frio! Por vezes dizes que estou quente, mas também dizes que o forno está quente e me queima! Diz-me todos os dias a temperatura lá fora. Quente – Frio

Usa um horário comigo
Isso ajuda-me a sentir seguro se souber o que vou fazer a seguir. Não sejas rígido, mas é bom ter um horário para comer... para ir para a cama... Assim, já sei que há um tempo para certas coisas!

Ajuda-me a usar o telefoneEnsina-me a responder correctamente, quando toca. Ensina-me a desligá-lo. Se houver uma emergência, ensina-me o meu nome, a morada e o número de telefone.

O que são bebés?
Quando houver um bebé perto, deixa-me pegar-lhe também. Posso ajudar a dar-lhe o biberão, posso brincar com ele, posso empurrar o carrinho. Faz-me sentir o que é uma família!

Quero ser forte
Ajuda-me a desenvolver a minha força. Dá-me coisas para puxar, empurrar, carregar. Atira-me bolas. Ajuda-me a trepar às árvores. Deixa-me usar todos os meus músculos!

Procura sítios e coisas para explorarCaixas do correio, bocas-de-incêndio, elevadores, escadas rolantes. Ensina-me a diferença entre subir e descer de um elevador. O mundo é uma aventura!

Quando vou ao teu lado no carro, fala comigoDiz-me quais são os sons que ouço, se as estradas são empedradas ou em alcatrão. Diz-me quando viramos à direita ou à esquerda, ou se vamos passar uma ponte ou um túnel. Se a janela está aberta, diz-me quais os cheiros que se sentem: fumo, óleo, gasolina - todos eles ajudam a identificar onde estamos!

Leva-me às compras contigo
Eu sei que conseguias fazer as compras mais rapidamente sem mim, mas preciso de conhecer as lojas e todos os tipos de compras. Diz-me os nomes e ajuda-me a tirar as coisas das prateleiras. Se estão altas, levanta-me para perceber onde estão. Só consigo aprender se tocar nas coisas.

Não me ponhas no carrinho do supermercado
Leva-me junto a ti, deixa-me cheirar e deslocar-me em direcção à carne, aos congelados, ao pão. Fala-me das coisas em que estou a mexer, de como são diferentes umas das outras. Vamos às compras todas as semanas e não só de vez em quando!

Não compres sapatos nem roupa sem me levares
Leva-me contigo e deixa-me experimentar! Se os sapatos são muito grandes ou ficam apertados... não os quero! É tão importante a maneira como me sinto! São pretos? Castanhos? Apertam com tira adesiva ou com cordões? O que é uma camisola? É uma camisola interior? Mostra-me as diferenças!

Leva-me contigo ao médico ou ao dentista
As suas salas cheiram diferentemente de tudo o resto. As pessoas ali falam calmamente. Geralmente, há máquinas que fazem barulhos estranhos. Fala sempre comigo e pede à enfermeira que me mostre os instrumentos. Habitua-me ao som do meu coração, ao levantar e ao baixar da cadeira do dentista, ao deitar na marquesa. Assim vou perdendo o medo e da próxima vez já estou habituado!

Leva-me à escola
Fala com os professores para me incluírem numa classe e poder brincar com os outros meninos.

Leva-me para a praia e deixa-me ir para a águaCuida de mim mas deixa-me ser eu a tentar! Ajuda-me a construir castelos na areia, a despejar os baldinhos com areia, a apanhar conchas, a subir às rochas, a atirar pedrinhas à água e a ouvir "splash"! Deixa-me correr pela beira-mar livremente!

Ensina-me a estar seguro com os outros
Deixa-me ficar por uma noite em casa de um amigo ou parente. Faz-me sentir que vais voltar e que podes sair sem nada me acontecer. Ensina-me a depender de ti, dos outros e principalmente de MIM!

Deixa-me brincar com os outros miúdos
Quero fazer o que os outros fazem! Quero brincar no pátio, correr, comprar doces! Também quero pertencer ao "gang"!

Também faço anos
Faz-me sentir que a altura do meu aniversário está próxima. Deixa-me fazer festas de anos e planeá-las. Ajuda-me a convidar os outros miúdos para além dos meus primos e tios. Posso apagar as velas e adoro presentes.

Também tenho sentimentos
Fala-me dos meus sentimentos. Por vezes, preciso de ajuda para entendê-los. Se todos são amorosos comigo, tenho dificuldade em saber o que é: "zangado", "invejoso", "magoado", "contente" ou "triste"...

Não ignores a minha cegueira
Podes falar acerca da cegueira na minha frente. Posso entender a diferença, se eu puser algumas questões, explica-me o melhor que puderes.

Não desculpes o mau comportamento
Tal como qualquer miúdo, poso habituar-me a fazer só o que quero! Posso tornar-me facilmente um pequeno ditador! Não mostres favoritismo em relação a mim; tenho que fazer parte da família. Não desculpes as minhas tropelias. Hoje é só mais um dia do resto da minha vida...!

Ajuda-me a viver cada dia como um rei
Não te rales com os problemas que possam surgir! Resolve um de cada vez! Encoraja-me a experimentar coisas novas. Faz-me sentir um membro da família. Orgulha-te de mim e do que faço. Ama-me!

Acima de tudo, ama-me!
Haverá muitas coisas que te esquecerás de fazer. E haverá outras que te dirão para fazeres... mas o mais importante é amarem-me!”

Gaynor, Sherry. Ensina-me a ser Independente (Trad.Ramos, J.1995), in Departamento de Desporto Adaptado, do Boavista Futebol Clube

Para saber mais sobre o Dia Mundial da Criança e a Declaração dos Direitos da Criança visite este sítio da Internet http://www.junior.te.pt/servlets/Rua?P=Sabias&ID=201

2 comentários:

  1. MUUUIITO Giro!

    Tanta asneira que ando a fazer... Muito útil seu blogue!

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  2. E não fazem todos os pais? Como mãe pensei exactamente o mesmo quando li isto! Mas respondo-lhe como diz Guimarães Rosa "Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende".

    Obrigada pelo comentário,
    Com apreço,

    Paula Silva

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