terça-feira, 15 de junho de 2010

Gestão Comportamental

De forma a trabalhar as áreas de intervenção prioritária do P.E.I. do aluno H., da E.B.1 do Pinheiro, no âmbito do Programa de Gestão Comportamental referido no mesmo documento, desenvolvi um projecto, ao longo do 2º e 3º períodos, em contexto individual. O projecto começou por ser a construção de uma maquete representativa de uma cidade qualquer, mas rapidamente, começou a tomar forma, pois foram-se valorizando as suas escolhas em termos de instituições/edifícios seus conhecidos e, para ele, significativos, ao nível dos afectos e das vivências. Foi um projecto a que aderiu com muita facilidade e que o motivou bastante.
Através deste projecto, estimulou-se no H. a motricidade fina, o controle da coordenação óculo-manual, a comunicação, as noções de estruturação espacial, as capacidades de observação/raciocínio/associação, o sentido estético, a capacidade de atenção/concentração, a capacidade de preparar, iniciar e organizar o tempo e o espaço necessários à realização de uma tarefa simples e complexa, de forma a conseguir finalizá-la. Por outro lado, este projecto serviu para intercalar actividades que exigissem um maior esforço mental ou para premiar o aluno quando se esforçava por adoptar comportamentos desejáveis e adequados ao contexto.

Vou, portanto mostrar-vos algumas das etapas por que passou este projecto: a fase de construção...
Não foram usados materiais "xpto". Apenas o básico: folhas de máquina, marcadores, lápis de cor, tesoura, cola forte, palhinhas, cartolina verde, moldes de edifícios, pessoas e árvores.
As árvores não podiam faltar. Os espaços verdes são importantes!
Ficaram seguras através de palhinhas coladas no verso do desenho.
Alguns dos meios de transporte necessários nos dias de hoje. De notar que o amarelo é o autocarro escolar da E.B.1 do Pinheiro. Um pouco de imaginação é de premiar, não acham?
Apesar de não estarem sediados em Veiros, o H. não prescindiu dos Bombeiros Voluntários de Estarreja. De notar o pormenor do contentor do lixo nas traseiras do edifício, pois a sensibilização ambiental também é importante nos dias de hoje!
E, como não poderia faltar, a própria E.B.1 do Pinheiro, em Veiros.

Sem comentários:

Enviar um comentário