segunda-feira, 14 de junho de 2010

Trabalhar o Esquema Corporal

A Evolução do A., da E.B.1 do Pinheiro, em termos de representação corporal foi visível, ao longo do ano, passando da Fase do Realismo Falhado (Fase do Girino)...

Auto-retrato em 22/10/09


... para a Fase do Realismo Intelectual. A figura seguinte, representada no papel, está de acordo com essa fase que ocorre a partir dos 3 anos. Procurei estimular, ao longo do ano, a representação de pormenores, em termos de esquema corporal, tentando não limitar a sua espontaneidade, verificando-se já alguma evolução em termos de detalhes: tronco, braços e dedos.

Auto-retrato em 24/11/09

Estimulação de noções de esquema corporal a partir de figuras geométricas e de simetrias.
Estimulação da aprendizagem das características faciais em 24/02/2010. A correspondência de cor com a realidade ainda não é conseguida.
Reprodução orientada da figura humana em 08/04/09

Figura produzida, sem orientação, em 4/05/ 10

Representação da figura humana através de um trabalho conjunto em plasticina.
A reprodução do A., sem orientação ou ajuda na modelagem
Para continuar a trabalhar o esquema corporal, recortei as figuras acima apresentadas e apresentei-lhas na forma de materiais manipuláveis.

O A. esforçou-se por nomear e articular com correcção os animais e as diferentes partes do corpo humano, bem como por vestir a figura, discriminando o vestuário de acordo com o género. A actividade, para além de estimular as actividades de motricidade fina da mão, permitia a aquisição de léxico e a estimulação de uma correcta articulação das palavras.
O menino
A menina

Sem comentários:

Enviar um comentário