• OBJECTIVOS GERAIS: Falar - estimulação da mobilidade labial, essencial na articulação dos sons da fala.
• MODOS DE OPERACIONALIZAÇÃO/ESTRATÉGIAS: Realização de um exercício de terapia miofuncional, nomeadamente do lábio superior, de forma a estimular o seu ajuste ao maxilar e fazer melhorar o encerramento labial; estimulação da atenção da criança aos movimentos labiais, percebidos por via visual, de quem faz os exercícios, de forma a reproduzi-los.
• SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM/ACTIVIDADES: Fazer exercícios em frente ao espelho individualmente ou em pequeno grupo a partir de um jogo com dados. A criança reproduz a imagem em frente ao espelho de acordo com a imagem que obtiver com o lançamento do dado, imitando a professora ou os pares e fazendo jogo simbólico:
• fazer caretas ao espelho;
• abrir a boca e imitar bocejos;
• fazer exercícios com os lábios, privilegiando os seguintes: segurar um lápis na horizontal entre os lábios, como se fosse o osso do cãozinho; segurar a ponta de uma palhinha só com os lábios, fingindo tocar um instrumento de sopro; segurar um lápis na horizontal com o lábio superior, fingindo ter um bigode; fazer o “bico” de um passarinho ou o sorriso “esticado”/”amarelo”; (…).
• MATERIAL UTILIZADO: Dados feitos em cartolina, Lápis leve, Palhinhas, Espelho da sala de aula do J.I. das Laceiras.
• MODOS DE OPERACIONALIZAÇÃO/ESTRATÉGIAS: Realização de um exercício de terapia miofuncional, nomeadamente do lábio superior, de forma a estimular o seu ajuste ao maxilar e fazer melhorar o encerramento labial; estimulação da atenção da criança aos movimentos labiais, percebidos por via visual, de quem faz os exercícios, de forma a reproduzi-los.
• SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM/ACTIVIDADES: Fazer exercícios em frente ao espelho individualmente ou em pequeno grupo a partir de um jogo com dados. A criança reproduz a imagem em frente ao espelho de acordo com a imagem que obtiver com o lançamento do dado, imitando a professora ou os pares e fazendo jogo simbólico:
• fazer caretas ao espelho;
• abrir a boca e imitar bocejos;
• fazer exercícios com os lábios, privilegiando os seguintes: segurar um lápis na horizontal entre os lábios, como se fosse o osso do cãozinho; segurar a ponta de uma palhinha só com os lábios, fingindo tocar um instrumento de sopro; segurar um lápis na horizontal com o lábio superior, fingindo ter um bigode; fazer o “bico” de um passarinho ou o sorriso “esticado”/”amarelo”; (…).
• MATERIAL UTILIZADO: Dados feitos em cartolina, Lápis leve, Palhinhas, Espelho da sala de aula do J.I. das Laceiras.
Sem comentários:
Enviar um comentário