terça-feira, 15 de junho de 2010

Fazer coisas- Coser

O A. e J.P. do 1º ano da E.B.1 do Pinheiro andam muito intrigados com o material que tenho levado para a escola ultimamente. "Para que servem aquelas folhas azuis?" (espuma Eva) "E que lápis tão estranho! Não pinta professora!" (lápis furador)...
Pedi-lhes, então, que pintassem, primeiro, os seus desenhos com lápis de cor mas, acreditem, os seus olhos não se desviaram daquelas coisas novas que eu ia tirando do saco...


Depois, pedi-lhes que fizessem um furo em cada círculo da imagem do peixe, bem como das ondas do mar.
Depois de pronto, o verso da folha de cartolina A4 foi um deleite para as sensações tácteis.



Agora que já tínhamos todos os furinhos feitos, preparámos o material de que íamos precisar de seguida: agulhas de ponta redonda, Ráfia colorida e tesoura.


E lá começámos a nossa "costura". Fizemos passar um fio de Ráfia por cada um dos furos, seguindo sempre a mesma direcção e esticando o fio com cuidado, pois, apesar de se tratar de cartolina, o papel pode rasgar se formos muito impetuosos!

Deixei que escolhessem as cores da Ráfia e... ...os contornos das figuras começaram a tomar forma.

E já está! Foi difícil mas conseguimos levar a tarefa até ao fim!
O trabalho do A.

O trabalho do J.P.

Objectivo da actividade: manusear diferentes materiais e técnicas, controlar a coordenação óculo-manual, desenvolver a motricidade fina, estimular a comunicação compreensiva, desenvolver a estruturação espacial, distinguir as cores, desenvolver as capacidades de observação/raciocínio/associação, desenvolver o sentido estético. Desenvolver a capacidade de preparar, iniciar e organizar o tempo e o espaço necessários à realização de uma tarefa complexa, de forma a conseguir finalizá-la.

Sem comentários:

Enviar um comentário