quinta-feira, 22 de abril de 2010

Viajando até aos planetas das letras

O Caminho das Letras é um site lançado pelo Ministério da Educação para estimular a aprendizagem da leitura. Resultou de uma parceria entre o Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP), o Centro de Investigação para Tecnologias Interactivas - CITI e o Plano Nacional de Leitura - PNL.


Oferece às crianças a possibilidade de percorrerem um surpreendente universo de imagens, textos e sons muito apelativos, que lhes despertarão a curiosidade pelas letras, pelas palavras e pelos textos.
Tem sido um recurso de muitas vantagens: permite associar letra ou conjuntos de letras, som, imagem, vídeo e jogos, ampliar e diminuir o tamanho de letra e trabalhar a fluência da leitura de textos na secção de Livros Digitais, podendo-se avançar e retroceder as páginas do livro como se a criança o tivesse na mão. Também tenho usado este recurso com alunos com défice auditivo e/ou dificuldade na articulação de paravras. À medida que vai acertando, os estímulos sonoros positivos (palmas) são, sem dúvida, motivadores.

Sem comentários:

Enviar um comentário