segunda-feira, 26 de abril de 2010

Sítios da Internet de referência

Alguma informação sobre alguns dos recursos que muito utilizo e que estão à disposição na Internet (ver Recursos... neste Blogue).

JUNIOR.TE.PT é uma página da Internet para crianças adequada aos três diferentes níveis etários que abrangem a Educação Pré-escolar, o 1º Ciclo e o 2º Ciclo do Ensino Básico. A página da Internet “Júnior” do Grupo Texto Editora dedicada às crianças, contempla várias secções, de material lúdico e didáctico, tais como os Contos, Concursos, Jogos, Sabias que..., Vamos fazer, Mundo Animal, Desporto, Música, entre muitos outros. Tendo sempre em vista corresponder às exigências dos mais novos, numa busca constante por divulgar informação relevante, o site Júnior desenvolve um trabalho activo de pesquisa e actualização.


Este projecto é desenvolvido pela Porto Editora. Contém actividades on-line para as áreas disciplinares do 1º ciclo do Ensino Básico, tais como o Sítio da Matemática ou o Sítio das Palavras. Disponibiliza ainda ideias para jogos, histórias, oficina de expressão plástica, entre outros conteúdos didácticos.


A Cidade da Malta foi desenvolvida no âmbito do programa Aveiro – Cidade Digital. Esta página de Internet permite a realização de jogos on-line, histórias, disponibiliza informações sobre a actualidade, entre outras actividades lúdicas e didácticas.


O projecto Eu Sei! consiste num portal de jogos e actividades para todas as áreas do jardim de infância, do 1º ciclo e do 2º ciclo de escolaridade. Todos os professores podem contribuir com os seus jogos/actividades, sugestões de links, planos de aulas e descrição de boas práticas pedagógicas. Os alunos podem realizar qualquer jogo ou actividade on-line, e o seu nome ficará registado na lista de participantes.



O projecto designado “Portal dos Catraios” tem como principal objectivo favorecer a comunicação entre as Escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Educação de Infância e, destas, com a comunidade em geral, com as crianças e seus pais ou encarregados de educação em particular, nomeadamente através de conteúdos lúdicos e didácticos. O Portal dos Catraios pretende ser um sítio na Internet de referência, não só para as crianças, mas também para os seus professores ou educadores, pais ou encarregados de educação... Pretende dinamizar uma comunidade que crescerá e desenvolverá sinergias naturalmente, disponibilizando informação de todos para todos.

O Cantinho da Teresa é um portal desenvolvido por uma professora do Ensino Primário e contêm diversos recursos educativos tanto por professores como por alunos. São disponibilizadas fichas, testes on-line, actividades, entre outros recursos, para todas as disciplinas leccionadas no 1º Ciclo.

Sem comentários:

Enviar um comentário