segunda-feira, 19 de abril de 2010

Internet: um recurso indispensável nas nossas escolas


O G. do Jardim de Infância adora actividades da Internet. Com estas actividades, consegue concentrar e dirigir a atenção, aumentando gradualmente os tempos de atenção/concentração e, desta forma, adquirir linguagem e conceitos básicos tais como a cor, tamanho, forma, quantidade, comprimento, igual/oposto (...). Desta forma, tenho procurado facilitar o recurso ao computador e, sempre que possível, à Internet de forma a variar as actividades. Infelizmente o acesso à Internet nem sempre é facilitado nas nossas escolas: computadores por instalar, ligação deficiente ou mesmo inexistente...

O G. esteve a ouvir contos tradicionais num sítio da Internet chamado Júnior. Na minha opinião, é uma actividade muito mais aliciante para as crianças do que ouvirem a minha leitura de um conto, mesmo sendo a mais expressiva. E acreditem que sou uma acérrima fã do contacto com os livros!É, de facto, a nova sociedade tecnológica em que vivemos! Um estudo publicado no Público diz que hoje «é mais fácil ler e escrever que falar e ouvir» (in http://www.clube-de-leituras.pt/index.php?s=destaques&catid=5&id=509&accao=tab3#tab3). Por isso, temos que tirar partido das ofertas tecnológicas, apesar das suas muitas desvantagens...
Para que a história avance, o G. deve clicar numa seta. Nestes momentos de pausa, a professora aproveita para explorar palavras difíceis em termos de significado e articulação.



O G. também soube responder a algumas perguntas sobre a história porque esteve muito atento. É que a professora queria ter a certeza de que ele a estava a compreender tudo. Muito bem G. !

Vejam só a ilustração da história que acabou de ouvir/ver. Fantástica não acham?

Sem comentários:

Enviar um comentário