As três primeiras actividades que fazem parte da rotina diária dos alunos:
- Registar a data;
- Compor o horário semanal de acordo com as actividades extra-curriculares;
- Fazer o mapa do tempo.
Neste caso, a utilização do sistema de calendário contribui para dar um maior sentido aos acontecimentos, situações e actividades em que a criança/jovem está envolvida.
|
Registo do estado do tempo de acordo com os dias da semana |
Registo da estação do ano, do mês e do dia do mês |
Distribuição das actividades extracurriculares pelos dias da semana Objectivos das actividades: organizar a informação de forma sequenciada; aumentar a previsibilidade das situações; adequar, cognitivamente, comportamentos face a situações previstas; dar, através da antecipação, apoio emocional ao aluno, permitindo-lhe envolver-se com confiança e sentido de posse; desenvolver competências comunicativas; adquirir conceitos temporais básicos; enriquecer o vocabulário da criança/jovem; visualizar a estruturação do tempo; atribuir sentido às rotinas biológicas. |
Sem comentários:
Enviar um comentário