terça-feira, 22 de março de 2011

Calendário Diário- exemplo de práticas

As três primeiras actividades que fazem parte da rotina diária dos alunos: 
  • Registar a data;
  • Compor o horário semanal de acordo com as actividades extra-curriculares;
  • Fazer o mapa do tempo.

Neste caso, a utilização do sistema de calendário contribui para dar um maior sentido aos acontecimentos, situações e actividades em que a criança/jovem está envolvida.

Cartões para registo do estado do tempo e das actividades extra-curriculares
Registo do estado do tempo de acordo com os dias da semana
Registo da estação do ano, do mês e do dia do mês
Distribuição das actividades extracurriculares pelos dias da semana


Objectivos das actividades: organizar a informação de forma sequenciada; aumentar a previsibilidade das situações; adequar, cognitivamente, comportamentos face a situações previstas; dar, através da antecipação, apoio emocional ao aluno, permitindo-lhe envolver-se com confiança e sentido de posse; desenvolver competências comunicativas; adquirir conceitos temporais básicos; enriquecer o vocabulário da criança/jovem; visualizar a estruturação do tempo; atribuir sentido às rotinas biológicas.

Sem comentários:

Enviar um comentário