quarta-feira, 2 de junho de 2010

Cartões com suporte visual e silábico: um só recurso, várias utilizações...

• MATERIAL UTILIZADO: Fotografias tiradas no Jardim de Infância das Laceiras à I., de 3 anos, a pessoas e a objectos reais do seu quotidiano. Foram produzidos 60 Cartões em papel de fotografia. Cada cartão contém uma imagem, a palavra que a representa e a sua representação silabada. Cada sílaba é representada visualmente por uma bola colorida: azul (uma sílaba); vermelho (duas sílabas); verde (três sílabas); amarelo (quatro sílabas).

Trabalhei com a I. a seriação dos cartões de acordo com o código cromático da divisão silábica:



Estes cartões também me possibilitaram abordar diversas áreas vocabulares:
Alimentação

Corpo Humano

Menino/Menina

Criança/Adulto/NomesPróprios

• OBSERVAÇÃO: A repetição silabada de cada palavra facilitará a articulação dos diversos sons que constituem uma palavra. A imagem retirada de um contexto significativo para a criança ao nível dos afectos, da rotina diária e de experiências vividas e a representação colorida da divisão silábica, contribuirão para estimular a memória visual e auditiva dos fonemas, sílabas, palavras e, posteriormente, com o devido treino e estimulação, de frases simples. As imagens de pessoas, objectos e espaços seus conhecidos poderão também ser propiciadoras do treino da conversação. Para além disso, a actividade parece-nos favorecer também as aprendizagens de conceitos simples e complexos, de esquema corporal, a estimulação da orientação espacial e temporal, da linguagem compreensiva e expressiva (A.I.P.), da imitação (A.I.P.), a aquisição de sintaxe e semântica, sendo propiciadora de situações de Diálogo (A.I.P.). Consideramos que este é um recurso eficaz na estimulação da atenção da criança aos sons percebidos por via auditiva ou vibro-táctil e aos movimentos do corpo e do rosto de quem fala, bem como na promoção das Interacções e Relacionamentos Interpessoais (A.I.P.) com os pares e o adulto.
Nota: A.I.P (Área de Intervenção Prioritária)

1 comentário:

  1. a ideia de explorar a divisão silábica a partir de imagens de contextos reais através de fotos é muito boa parabéns! em educação pre-escolar trabalhar a partir de situações do quotidiano assume assume verdadeiros momentos de aprendizagem e desenvolvimento

    ResponderEliminar