Nome do Recurso: Centro Virtual do Instituto Camões- Área Aprender- A ouvir
Disponível no Endereço: http://cvc.instituto-camões.pt/index.php
Breve descrição: As actividades, de nível inicial, intermédio e avançado, estão organizadas por níveis de dificuldade com exercícios para treino de reconhecimento de palavras e números, exercícios de compreensão oral a partir de situações práticas do quotidiano e a partir de contos de autores portugueses.
Pontos Fortes: Permite verificar as respostas e reiniciar os exercícios; permite aceder à transcrição dos textos (audição + leitura). No nível inicial, há a possibilidade de adequação ao nível de competência linguística do utilizador (níveis de dificuldade) e permite realizar exercícios de articulação, memorização/sequenciação. No nível intermédio, permite assinalar as respostas correctas enquanto a gravação decorre.
Pontos Fracos: As gravações são, na minha opinião, pouco apelativas e demasiado longas, usando-se um tom arrastado e monocórdico. Em termos de conteúdo, faz-se uso de textos demasiado longos, palavras difíceis de pronunciar, assim como de palavras difíceis ao nível do significado: "blindado", "bloqueio", "clandestino", "crédulo", difíceis de explicar a uma criança pequena ou com dificuldades de aprendizagem. A navegação não é, na minha opinião, visualmente agradável e torna-se até um pouco confusa.
Pontos Fracos: As gravações são, na minha opinião, pouco apelativas e demasiado longas, usando-se um tom arrastado e monocórdico. Em termos de conteúdo, faz-se uso de textos demasiado longos, palavras difíceis de pronunciar, assim como de palavras difíceis ao nível do significado: "blindado", "bloqueio", "clandestino", "crédulo", difíceis de explicar a uma criança pequena ou com dificuldades de aprendizagem. A navegação não é, na minha opinião, visualmente agradável e torna-se até um pouco confusa.
O que pode ser trabalhado: A atenção, a memória auditiva, o raciocínio, a sequenciação, a leitura (nível intermédio) e a escrita (nível avançado).
Observações: Poderia fornecer ao utilizador outro reforço positivo, em vez do simples "tente outra vez". No nível avançado, a pontuação que é dada ao desempenho do utilizador pode ser considerado um factor de entusiasmo e estímulo para continuar.
Sem comentários:
Enviar um comentário