terça-feira, 22 de novembro de 2011

DISPARATES... por Ana M. e Frank P.


"Em Educação Especial, estive, com  o meu colega Frank, a descobrir disparates em pequenas histórias. Gostei muito desta atividade porque foi divertida  e pude competir com o meu colega."
                                                                                                                                                       Ana M.

"Quem descobrisse primeiro o disparate, punha o dedo no ar. Quem respondesse primeiro, ia ao quadro escrever. Foi  uma atividade gira."
                                                                                                                                                       Frank P.
                                                                                                                                                        
Passo a apresentar um excerto do trabalho dos alunos:
"1. O António deu um grande salto por cima da sua sombra.
Disparate: a nossa sombra é o nosso reflexo e, por isso, mexe-se como nós. Logo, não podemos saltar por cima dela.
2.O Cristo-rei, já cansado de estar de braços abertos bateu as palmas.
Explicação do disparate: o Cristo-rei não pode bater palmas porque é uma estátua.
3. Um enxame de ovelhas voava de flor em flor.
Explicação do disparate: deverá ser antes: “Um enxame de abelhas voava de flor em flor.”
4. Um homem estava todo nu com uma faca na algibeira.
Explicação do disparate: um homem nu não tem algibeiras pois estas fazem parte do vestuário.
5. Quanto mais o sol brilhava mais de noite se fazia.
Explicação do disparate: o Sol só é visível durante o dia. (...)"

A etapa seguinte consistiu em pedir aos alunos que ilustrassem um dos "disparates" com um desenho da sua autoria. Depois, mostrá-lo-iam ao colega para que o tentasse identificar.

Trabalho do aluno Frank P. do 3º ano (Disparate 1)

Trabalho da aluna Ana M. do 4º ano (Disparate 2)



Objetivos da Atividade: desenvolver a compreensão leitora, desenvolver a capacidade de abstração/raciocínio, promover a adesão e a manutenção da tarefa escrita e desenhar de acordo com instruções escritas.

Sem comentários:

Enviar um comentário