quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Caixa das Preocupações

Para encorajar a expressão de emoções e de preocupações, bem como encorajar a aluna a pedir ajuda quando necessita, elaborei, em conjunto com a mesma, a “Caixa das Preocupações”, para a qual a aluna contribui, de forma consistente e rotineira, com pequenas reflexões escritas sobre preocupações/problemas do dia-a-dia, refletindo sobre a forma de os resolver, soluções que passam pela colaboração da diretora de turma e da família. Desta forma, pretendo, igualmente, compreender melhor a aluna, encorajar uma atitude positiva/ ensinar a visualização positiva, bem como promover a autoestima.
De forma a exemplificar a utilidade da referida caixa, a aluna selecionou uma das suas reflexões, melhorou a sua expressão escrita e praticou a escrita no teclado do computador, de forma a publicá-la aqui:


" Tenho recebido mensagens escritas, anónimas, no meu telemóvel. Esta situação preocupa-me pois já no ano passado me aconteceu a mesma coisa. No ano passado, fui à Vodafone para tentar descobrir quem era o autor das mensagens. Como não consegui, acabei por mudar o meu número de telemóvel. Este ano, se a situação continuar, volto a fazer o mesmo.


Solução: Só dar o meu número de telemóvel a quem for conhecido e de confiança. Contar o sucedido à minha diretora de turma e aos meus pais. Não responder às mensagens para não alimentar quaisquer expetativas do autor".

Caixa das Preocupações: aluna do 6º ano

Sem comentários:

Enviar um comentário