sexta-feira, 19 de março de 2010

Dia Mundial da Árvore 21 Março

Para comemorarmos o Dia Mundial da Árvore, uma das actividades que realizámos foi um diálogo sobre a importância da Floresta. O A. e o J. deram a sua opinião :

O que não devemos fazer

- poluir a floresta;

- cortar árvores;

- atirar cigarros;

- fazer fogueiras nas matas.

O que devemos fazer

- limpar a floresta;

- plantar árvores:

- proteger os ninhos dos passarinhos.

Outra actividade que fizemos foi a representação de uma árvore através de diversos materiais.

Dadas as dificuldades do aluno no recorte, forneci ao A. do 1º ano uma árvore constituída pelo tronco em cartolina castanha e pela folhagem em cartolina verde.

Após ter colado as duas partes, o A. rasgou bocadinhos de papel crepe verde e fez pequenas bolinhas. Foi um pouco difícil terminar esta etapa da tarefa dada a dificuldade de atenção/concentração e agitação psicomotora mas tudo muda de figura quando se passa...

à colagem!
Com a ajuda de um pincel, o A. colou todas as bolinhas na árvore de forma a dar-lhe relevo.
Acidentes à parte (porque isto de mexer em cola exige muita atenção), a tarefa terminou. Só que o nosso A. não estava nada contente com a sua árvore. Decidiu que teria de ser uma árvore de fruto.
Felizmente levava na pasta um restito de papel crepe cor-de-laranja. Mesmo assim teria de ser uma macieira dizia o António... foi o que se pôde arranjar...
Claro está que a parte mais emocionante é a exposição da nossa obra. O A. já estava em cima da cadeira enquanto eu procurava os pioneses. Ufa!
Está pronto!

Sem comentários:

Enviar um comentário