sexta-feira, 3 de junho de 2011

Jogos de concentração

Saliento este jogo da Estúdio Didáctico,da sala de Jardim de Infância da Sr.ª do Monte, para trabalhar diversos conteúdos, tais como a Atenção/Concentração, a Memória e a Aquisição de Conceitos Básicos. Os diversos cadernos com jogos de associação de imagens promovem actividades diferentes:  procurar e comparar, ver e relacionar, aprender a contar, cores e formas, aprender a calcular, identificar e combinar, pensar e associar, jogos de concentração (...)


Sobre o caderno, é colocada uma caixa que permite mover as 6 peças. 
Caderno de Jogos de Concentração
 A Ana O., do J.I. da Sr.ª do Monte,  realizou, com a ajuda da professora, dois dos onze jogos de concentração: indicou o animal que via através do buraco e associou as peças para descobrir as fotografias correctas. A aluna precisou de observar, comparar e classificar atentamente para completar de modo adequado os exercícios. Assim, pôde desenvolver, de forma consistente, a sua capacidade de concentração.

Para verificar se o exercício foi feito correctamente: fecha-se a caixa com a peças  lá dentro e vira-se ao contrário para se verificar se o puzzle cromático e geomético foi concluído.

Na minha opinião, a vantagem destes jogos, para além de serem apelativos e originais, é o facto de serem auto-correctivos, conferindo ao aluno, após algum treino, bastante autonomia. O processo de auto-correcção é também bastante fácil, pois dá um reforço visual (forma e cor). A única desvantagem deste jogos é, sem dúvida, o seu preço!

1 comentário: