sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Era uma vez... a família e a diferença

  Convidei as famílias dos meus alunos a participar numa actividade de produção escrita. A actividade realizou-se ao longo dos meses de Outubro e Novembro e consistiu na criação de uma pequena história sobre a diferença. O texto foi passando de família em família e cada agregado familiar empenhou-se em dar continuidade à história. Habituados a lidar com as diferença no dia-a-dia, esta foi, a meu ver, uma oportunidade para partilhar ideias e sentimentos e perceber que estamos todos juntos nesta batalha pela verdadeira inclusão destas crianças. Desde já lhes agradeço pelo esforço e empenho. Bem-hajam!
  Apresento-vos, então, a história que se segue:


                            Era uma vez um menino diferente dos outros meninos
  Era uma vez um menino diferente dos outros meninos que se chamava João. O João frequentava a escola pela primeira vez. Como não conhecia ninguém, estava sempre sozinho durante o recreio. Por várias vezes, tentou fazer amizade com alguns meninos, mas não resultou. Ficou triste por ninguém querer brincar com ele e achou que era por ter umas enormes manchas vermelhas na cara. O João era um menino muito doente mas, mesmo assim, era uma criança alegre.
  Quando a mãe o via chegar tão triste, perguntava-lhe como tinha corrido a escola e ele explicava que estava triste porque os meninos não queriam brincar com ele.
- Portaste-te bem?- perguntava a mãe.
- Sim, mãezinha, portei-me bem mas os meninos não gostam que lhes faça cócegas com os dentes…
  Os pais do João também andavam tristes ao vê-lo assim tão nervoso e triste, até que o menino, que era diferente dos outros meninos, aprendeu a brincar. Agora, já quase todos os meninos queriam brincar com ele!

Autores (pela ordem de redacção):
Família da aluna Ana Marques, 3º ano, E.B.1 da Sr.ª do Monte
Família da aluna Inês Alves, J.I. da Sr.ª do Monte
Família do aluno João Pinho, 2º ano da E.B.1 do Pinheiro
Família do aluno Gabriel Pereira, 1º ano da E.B.1 da Póvoa

Sem comentários:

Enviar um comentário