sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Da tolerância à frustração em alunos com N.E.E.

Quem nunca se sentiu alguma vez frustado ao realizar uma tarefa? Quem é que nunca desistiu de praticar um desporto ou de deixar de estudar uma disciplina por achar que não era capaz ou porque se sentia incompetente? A resposta é inequívoca: todos nós. O que é, de facto normal e algo que faz parte de uma aprendizagem saudável.
No entanto, nos alunos com necessidades educativas especiais, a frustração pode chegar a ser omnipresente e um verdadeiro entrave na sua aprendizagem.

Frustração- O que é?
"Trata-se da vivência emocional que deriva de uma situação na qual os desejos ou expectativas não se realizam."(in Educação Especial, nº 6, Março de 2010). Como se trata de uma vivência, é aqui que podemos começar a intervir dado que as vivências se podem alterar.
Uma maneira eficaz de a trabalhar é através de contos. Daí ter tido a ideia de apresentar a alguns alunos o vídeo que se segue, a história extraordinária de preserverança e coragem de uma menina surda que queria tocar violino. Após termos conversado sobre a interpretação que cada um fez da história, foi feito o paralelo com as vivências da criança e até da professora. Sim, porque também eu tenho as minhas inseguranças!

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