terça-feira, 18 de fevereiro de 2025

Como se forma o arco-íris?







A luz tem uma enorme importância na nossa vida. Os seres vivos necessitam de luz para crescer, ver, viver e mesmo para comunicar informação.

A luz visível, como a que é emitida pelo Sol, é uma luz branca policromática, isto é, uma luz que resulta da sobreposição das luzes monocromáticas que formam o espetro da luz visível – vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta. Por exemplo, o arco-íris resulta da decomposição da luz branca nas gotas de água da chuva.

Objetivos:
Promover a interatividade e estimular os discentes num ambiente visualmente atrativo.
Criar um ambiente lúdico e colaborativo para os alunos.
Mostrar como a ciência está presente no dia a dia.

Vulcões: natureza em ação!

O dinamismo do interior da Terra pode manifestar-se sob a forma de sismos e vulcões. Um vulcão é uma estrutura geológica formada por uma abertura ou fenda na litosfera através da qual a rocha fundida, o magma, ascende à superfície da Terra e sai sob a forma de lava ou de piroclastos. As principais estruturas de um vulcão são a câmara magmática, a chaminé vulcânica, a cratera e o cone vulcânico. Em Portugal, os arquipélagos da Madeira e dos Açores são de origem vulcânica, pelo que são os locais do país mais indicados para observar paisagens vulcânicas.


Objetivos da atividade experimental:
Estimular o pensamento crítico e o método científico.
Praticar a formulação de hipóteses e a observação de resultados.
Melhorar a capacidade de trabalho em equipa e comunicação.

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2025

Projeto de Sala: Animais em vias de Extinção

Origens do Carnaval

O Carnaval é um período de folia próprio dos costumes ocidentais. Este período é constituído pelos três dias que antecedem a quarta-feira de cinzas, no calendário religioso ocidental, em que se inicia o período de abstinência (jejum) da Quaresma, que tem a duração de 40 dias. Daí o nome de Carnaval, «adeus carne».


Em Portugal, utiliza-se também a designação de Entrudo, nome que recorda a entrada na Quaresma.

As suas raízes encontram-se nos velhos cultos romanos que celebravam o fim do Inverno e o começo da Primavera. A data do Carnaval varia de acordo com a data do dia de Páscoa.

As comemorações do Carnaval estenderam-se para fora da Europa com a difusão do cristianismo. Ao longo dos tempos, o Carnaval foi sendo aproveitado para inúmeras brincadeiras, muitas delas troçando das autoridades, dos costumes e de certas personalidades. Batalhas de água, ovos e outras coisas são comuns nesta época, tornando este um período um pouco agitado. Já então era válido o ditado português: «É Carnaval, ninguém leva a mal!».

O Carnaval é festejado tradicionalmente numa terça-feira - terça-feira gorda - com desfiles, máscaras e brincadeiras. Actualmente, as celebrações são muitas vezes grandes eventos organizados por associações ou mesmo pelos municípios.

Em Portugal, as máscaras e brincadeiras permitem que homens, mulheres, ricos e pobres, façam crítica política e social, ao longo dos corsos em todo o país.

Carnaval de Veneza cruza mitos e história

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2025

Carnaval de Estarreja 2025

Observa os cartazes e resolve a ficha de trabalho.



Programa de Festas





Nuvem de Flores e Orquestra Improvável

Um programa para e com a comunidade

O Carnaval da Fantasia, que tem como mote mostrar, visitar, experimentar e construir, em 2025, conta com dois projetos especiais: “Nuvem de Flores” e “Orquestra Improvável”.

Sob a orientação da ilustradora Rita Ponciano e com a colaboração de jovens artistas da Escola Secundária de Estarreja o projeto “Nuvem de Flores” volta à cidade, na sua 3.ª edição, e promete transformar o comércio local numa celebração visual vibrante do Carnaval. A cidade transformar-se-á numa galeria viva, respirando folia, cor e alegria e, segundo a ilustradora será também impactante pelo “envolvimento dos jovens que estão tão empenhados nesta iniciativa”.

Qualquer um pode fazer parte da Orquestra Improvável

A comunidade é convidada a participar num espetáculo itinerante e multidisciplinar, inspirado pelo frenesim carnavalesco e movido pela música, a “Orquestra Improvável”, sob a condução do coletivo “We Tum Tum”. Esta será uma intervenção artística que dará ritmo e alma na abertura de três momentos chave do entrudo. Bruno Estima do coletivo refere que “não estamos à procura de pessoas com conhecimentos na área da performance ou da música. Acreditamos que todos temos um lado artístico e renovamos o convite. Já temos 28 participantes, mas há espaço para mais. Façam parte da Orquestra Improvável e venham sentir o que é participar num grande evento como o vosso Carnaval.”

Fonte (adaptado)

14 fevereiro - Dia de S. Valentim

Os alunos do CAA da ESE decoraram a árvore dos Afetos, que se encontra na entrada do Bloco E. A árvore foi decorada com trabalhos da sua autoria com vista a transmitir mensagens repletas de cor e sentimentos.






Objetivos: Identificar emoções e sentimentos em si e no outro e dialogar sobre eles; expressar emoções e sentimentos através de manualidades, promovendo-se a a interação e a comunicação.

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2025

fevereiro - mês de afetos

NAPO | *Award-Winning* Animated Short Film

Curta-metragem brasileira premiada em 20 festivais 

“Napo” é uma curta metragem de 2002, dirigida por Gustavo Ribeiro, que apresenta a história de Napo, um senhor que, por conta do agravamento do Alzheimer, vai morar com sua filha Lenita e o neto, João.
A ausência dos diálogos em nada atrapalha a compreensão da narrativa e não há a necessidade de palavras para entender a mensagem. Nos pouco mais de quinze minutos de duração, “Napo” tem a capacidade de comover o espetador, que consegue projetar-se na história, tornando-se também um personagem da curta-metragem e, simultaneamente, reconhecendo o valor de suas próprias lembranças.
Além disso tudo, essa obra audiovisual faz com que a consigamos reconhecer que, apesar da saudade e nostalgia que muitas vezes bate à nossa porta, sempre teremos as nossas memórias. Essas lembranças, além de serem um lugar de refúgio e conforto, deixam o coração um pouco mais leve e resgatam bons sentimentos.

Objetivos: interpretar uma história e dialogar sobre ela; dialogar sobre sentimentos e valores; partilhar experiências.

Porque celebramos o Dia dos Namorados?

Amor é... celebrar o santo que perdeu a cabeça por causa de jovens apaixonados. O que fez Valentim para merecer sentença de morte? Casar soldados romanos às escondidas do imperador. Durante os últimos dias na prisão, quando nada o fazia prever, o coração do bispo começou a bater mais forte pela filha do carcereiro. Dela se despediu com um bilhete assinado: "do seu Valentim" ou "do teu namorado". A lenda ficou para sempre marcada no calendário em dia especial que não dispensa declarações de amor nem setas do terrível Cupido.

Clica na imagem para saber mais...


André Sardet - Adivinha o quanto gosto de ti!

"Cinderela" - Carlos Paião (1984)

D.A.M.A. e Salvador Seixas – “Balada do Desajeitado”

Manualidades de S. Valentim

Clica na imagem e descobre como fazer.

Agir pelas emoções


As emoções têm um poder incrível sobre nossas ações, muitas vezes levando-nos a decisões impulsivas. Assista a este vídeo para entender melhor como as suas emoções podem influenciar as suas escolhas e como podes aprender a controlá-las.

A chama do amor (Extinguished)


Extinguished é um curta de animação que se passa num mundo onde as pessoas possuem chamas no coração. Uma chama que queima com o amor. Trata-se da história sobre um rapaz que tinha perdido a sua chama e que encontra uma rapariga que a reacende.

Objetivos: interpretar uma história e dialogar sobre ela; dialogar sobre sentimentos e valores; partilhar experiências.

terça-feira, 4 de fevereiro de 2025

4 fevereiro - DIA MUNDIAL DO CANCRO - Liga Portuguesa Contra o Cancro

O que é o Dia Mundial do Cancro?

O Dia Mundial do Cancro é uma efeméride internacional celebrada anualmente a 4 de fevereiro. Visa aumentar a consciencialização relativamente ao cancro, e encorajar a sua prevenção, deteção precoce e tratamento adequado.



O que é o cancro?

 

Ação de sensibilização no CAA

O Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA) da Escola Secundária de Estarreja recebeu, hoje, a professora Elizabeth Marques, do Programa de Educação para a Saúde, para uma breve apresentação sobre o cancro e juntou-se, a convite do PES, à campanha de sensibilização para a adoção de atitudes de prevenção do cancro. Os alunos do CAA elaboraram pequenos cartazes com mensagens da sua autoria.




Objetivos: conhecer e assinalar datas comemorativas; adotar atitudes de promoção da sua saúde.

Ação de sensibilização

 E os nossos cartazes estão prontos!