segunda-feira, 22 de janeiro de 2024

Dia Escolar da Não Violência e da Paz - 30 de janeiro


O objetivo do Dia Escolar da Não Violência e da Paz, que se comemora a 30 de janeiro, passa por sensibilizar alunos, professores, encarregados de educação e toda a comunidade educativa, para a necessidade de uma educação para a paz, que promova valores como o respeito, a igualdade, a tolerância, a solidariedade, a cooperação e a não violência. São também preocupações deste dia promover a comunicação entre todos, impedir situações de bullying e incrementar a amizade.

A prevenção e a sensibilização em idade precoce, a criação de uma cultura de não-agressão, a ajuda na resolução dos conflitos sem recorrer à violência, e apoiar as vítimas, são objetivos fulcrais para combater os comportamentos desadequados de agressividade.

A data foi instituída em 1964 em Espanha pelo poeta, pedagogo e pacifista espanhol Llorenç Vidal, mas foi acolhida a nível internacional. Foi escolhido este dia por assinalar o falecimento do grande pacifista indiano Mahatma Gandhi. 

Num momento em que a guerra assola a Europa e uma vez que a promoção de valores como o respeito, a igualdade, a tolerância, a solidariedade, a cooperação e a não violência contribuem para a Paz, os alunos do CAA da escola secundária de Estarreja encontram-se a elaborar um cartaz conjunto que será exposto no Bloco E. Esta temática tem vindo a ser trabalhada a partir de diversos suportes, tais como fichas de trabalho, vídeos e animações, que serão partilhados neste blogue.

Objetivos: Trabalhar as interações e relacionamentos interpessoais; promover o diálogo e a partilha de experiências; promover valores de conduta em sociedade; compreender e aplicar conhecimentos relacionados com datas comemorativas, com vista a desenvolver competências de autonomia pessoal e social.

Sem comentários:

Enviar um comentário