quinta-feira, 7 de abril de 2022

PROGRAMA: Beira Serra|Ep. 10 - 07 Fev. 2022 |

 Atividade 2: Visualização do programa: Beira Serra|Ep. 10 - 07 Fev. 2022 | Duração 50


No programa “Príncipes do nada”, que passa na RTP1, Catarina Furtado dá a conhecer o trabalho meritório, e tanta vez invisível, de muitas associações e projetos sociais que existem de norte a sul do nosso país. São abordadas questões que nos devem fazer pensar no nosso dia a dia, mas a que nem sempre damos a merecida atenção e que com a pandemia foram drasticamente penalizadas. Falamos concretamente de: pobreza, habitação, fome, saúde física e saúde mental, cuidadores informais, direitos das crianças, dos jovens, das mulheres, dos idosos e das pessoas LGBTI, deficiência, migrantes e comunidade cigana.

Introdução do tema: “Vanessa, Totó, Marisol... e tantos outros são a prova de que os ciganos não são todos iguais. Através do trabalho da Associação Beira Serra, Catarina Furtado acompanhada pela sua equipa dos Príncipes do Nada, conversou com crianças, jovens, adultos, meninas, meninos, mulheres e homens ciganos que dão voz à mudança de mentalidades. Pessoas que vivem no Fundão, Covilhã e em Belmonte. Vanessa Lopes que está a estudar para se transformar na primeira mulher jornalista cigana e que, na Rádio Cova da Beira, tem uma rubrica, "Mitos ou Verdades" ajuda a desconstruir ideias feitas que perpetuam discriminações e atrasam a integração.



Objetivos: conhecer e respeitar a diversidade cultural e étnica; conhecer outras comunidades ciganas do país; dialogar e dar opinião sobre o programa; partilhar experiências.

Sem comentários:

Enviar um comentário