terça-feira, 30 de novembro de 2021

CENTRO DE APOIO À APRENDIZAGEM │3 de dezembro - Dia Internacional da Pessoa com Deficiência


O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência comemora-se anualmente a 3 de dezembro. É uma data comemorativa internacional promovida pela Organização das Nações Unidas desde 1998, para mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar das pessoas com deficiência e aumentar a consciência dos benefícios trazidos pela sua integração na vida política, social, económica e cultural.

Para assinalar esta data e sensibilizar a comunidade educativa para estas questões, o Departamento de Educação Especial, em consonância com o Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA) tem vindo a desenvolver com os alunos trabalhos diversos sobre as temáticas da tolerância e do respeito pela diferença. Este trabalho de sensibilização foi realizado em todas as escolas do Agrupamento, em que se promoveu a realização de um trabalho coletivo reunindo-se os trabalhos dos alunos abrangidos pelas Medidas Adicionais do DL 54º num Laço, símbolo unificador das diferenças.


EB 2,3 Egas Moniz


Na Escola Secundária de Estarreja, foi montada uma exposição que se encontra no Polivalente e que pode ser vista pela comunidade educativa, reunindo os trabalhos das três salas do CAA da ESE num “Laço da Inclusão”.


Escola Secundária de Estarreja

Departamento de Educação Especial


    Objetivos: 

- Consciencializar a população educativa para a importância da inclusão destas pessoas com deficiência na escola e na sociedade;

- Promover a integração inclusão e sensibilizar a comunidade educativa para combater os preconceitos e obstáculos; 

- Promover os direitos da igualdade de oportunidades e não-discriminação das pessoas com deficiência;

- Motivar para uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência e à mobilização para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar de todos.

Sem comentários:

Enviar um comentário