segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

Receita: Bolo de Chocolate

A confeção de um Bolo de Chocolate na nossa cozinha improvisada, proporcionou a exploração de várias áreas, sendo as principais a matemática funcional, o português funcional, a autonomia pessoal  e social e a higiene e a segurança pessoal.

Ingredientes:
1,5 canecas de açúcar amarelo (250g)
2 canecas de farinha com fermento (400g)
1,5 canecas de leite (250ml)
1,5 canecas de óleo (250ml)
4 ovos 
1 embalagem de chocolate em pó (125g)

Tempo de cozedura: 45 min.


Apesar das poucas condições, continuamos a "insistir" neste tipo de atividades por potenciar um sem fim de situações de aprendizagem e sentirmos nos alunos uma melhoria significativa ao nível do desempenho, da autonomia e do interesse. Para além do Saber Fazer, os alunos desenvolvem competências ao nível do Saber Ser. E, por isso, após a confeção desta receita, seguiu-se a partilha com as outras salas do CAA, a degustação e o convívio.


Objetivos: Ler e interpretar uma receita, entender e calcular as quantidades e pesar/medir numa balança ou num copo medidor, usar forma, espátula, batedeira elétrica e patusca, ler as horas num relógio digital e gerir o tempo, aplicar regras de higiene e segurança, autorregular o comportamento, compreender o propósito da partilha e do convívio.

Sem comentários:

Enviar um comentário