segunda-feira, 28 de outubro de 2019

VER POR DENTRO - I Encontro da CPCJ de Estarreja 25 out

“É essencial a prevenção de situações que coloquem em causa o desenvolvimento das crianças", afirmou Isabel Simões Pais, na abertura do I Encontro da CPCJ de Estarreja, dedicado ao impacto das perturbações do desenvolvimento e comportamento no sucesso escolar, que juntou na Biblioteca Municipal pais, professores e técnicos.
Sessão de abertura com Diamantino Sabina,
 Presidente da Câmara Municipal de Estarreja e
Isabel Simões Pinto,
Presidente da CPCJ de Estarreja
A responsável da CPCJ salientou a importância do "compromisso de todos os parceiros para o trabalho de promoção dos direitos das crianças e para a proteção dos menores", sendo a realização do encontro "um momento de reflexão conjunta para lidar melhor com situações do dia-a-dia" com que os diversos "atores" se deparam.
Foi da avaliação do relatório anual da comissão, em que a violência doméstica e o absentismo escolar foram sinalizados com expressão, que se sentiu a necessidade de juntar as diferentes perspetivas de professores, médicos, técnicos e famílias, conforme justificou.

O psicólogo clínico Ivo Pinto falou da tristeza e depressão na adolescência, da pressão dos colegas e do medo de desapontar os pais, do que é habitual nesse período de crescimento e do que podem ser sinais de alarme, a requerer maior atenção.

Jorge Ventura,
Diretor do Agrupamento de Escolas de Estarreja
Moderador da Apresentação "ESCOLA DE SEGUNDA
OPORTUNIDADE"
Luís Mesquita, diretor da Escola de Segunda Oportunidade de Matosinhos levou à Biblioteca de Estarreja o projeto, que nasceu da necessidade de uma resposta específica às baixas qualificações e abandono escolar, através da motivação de cada aluno, trabalhando com ele competências básicas, sociais e vocacionais.

Da Internet, do telemóvel, dos jogos interativos e de todo um mundo de tecnologias falou também Ivone Patrão, psicóloga clínica, docente e investigadora, na abordagem das "dependências online'".
Ivone Patrão,Psicóloga Clínica. Docente e Investigadora do ISPA.
Colaboradora do Núcleo de Utilização Problemática da Internet
do Hospital Santa Maria

Para o período da tarde ficaram as estratégias para lidar com crianças e jovens com dislexiahiperatividade e défice de atenção, tendo por orador o neuropediatra Luís Borges, bem como a hipnoterapia na infância, por Cristina Infante Borges, e o projeto de combate ao insucesso escolar da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), apresentado por Rosa Conceição.


Luís Borges
Neuropediatra

"Um conjunto de temas de importância extraordinária que nos ajudam a aprender como lidar com as nossas crianças e jovens", considerou o presidente da Câmara, Diamantino Sabina, que descreveu as dúvidas que, como pai, por vezes sente sobre a melhor forma de agir face aos desafios que as novas realidades colocam.







Texto: Fonte 
Fotografia: Paula Silva

Sem comentários:

Enviar um comentário