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sábado, 29 de novembro de 2014

Dislexia e Treino da velocidade leitora

INTRODUÇÃO
A dislexia é caracterizada por uma leitura lenta e com erros de precisão. Estudos anteriores demonstraram que o Programa de Aceleração de Leitura (PAL) melhora a velocidade e a precisão da leitura em crianças e adultos com dislexia e em leitores típicos de diferentes ortografias. No entanto, o efeito de PAL sobre o circuito neural de leitura não tinha sido definido. No presente estudo, os autores examinaram o efeito do programa (PAL) em regiões de interesse no circuito neural para a leitura utilizando uma tarefa de decisão lexical durante fMRI em crianças com dificuldades de leitura e em leitores típicos. 

METODOLOGIA
Crianças (8-12 anos) com dificuldades de leitura e leitores típicos foram estudados antes e após 4 semanas de treino com o PAL em ambos os grupos. 

RESULTADOS
Além de melhorias na velocidade de leitura oral e em silêncio, os ganhos relacionados o treino foram associados a uma maior ativação do hemisfério esquerdo em crianças com dificuldades de leitura e leitores típicos. No entanto, apenas as crianças com dificuldades de leitura apresentaram melhorias na compreensão leitora, que foram associadas a um aumento significativo na ativação do lobo frontal direito. 

CONCLUSÕES
Os resultados demonstram efeitos diferenciais do PAL em circuitos neurais que suportam a leitura em crianças com dificuldades de leitura e em leitores típicos e sugerem que a intervenção pode estimular o uso de circuitos neurais típicas para a leitura e envolver as vias de compensação para suportar a leitura no cérebro em desenvolvimento de crianças com dificuldades de leitura. 


Traduzido por: Associação Portuguesa de Dislexia - DISLEX
Fonte: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4178249/

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