6 ANOS DE BLOGUE!

6 ANOS DE BLOGUE!
Obrigada a todos os Visitantes, Seguidores e Amigos!

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Leituras: "Pôr o medo a fugir"

Pôr o Medo a Fugir de Miguel Gonçalves
Excerto "A Joana tinha muitos medos. O medo dominava a sua vida. Tudo começou com um medicamento estragado. A culpa foi do farmacêutico, que lhe deu um remédio que não era para ela e a Joana sentiu-se muito mal. Tinha então 9 anos e foi muito assustador... Depois disto ter acontecido o medo encontrou um bom terreno para crescer e ficar cada vez maior: a Joana. Começou assim: medo? E passado algum tempo estava assim: MEDO! Ela começou a ter medo de tudo… até de ter medo!"
Notas do Autor: «Estas aventuras foram escritas enquanto trabalhava, como psicólogo, com a Joana, na sua luta contra o medo. Escrevi este texto para documentar os progressos que a Joana ia conseguindo e para que ela se lembrasse do que ia fazendo nesta batalha para recuperar a tranquilidade e o bem-estar. 
Depois de várias pessoas terem lido este texto (adultos e crianças), percebi que a história da Joana podia ser útil a outras pessoas. Surgiu assim a ideia de publicar este texto. Depois de ouvir as opiniões dos adultos, compreendi que, apesar dos medos destes serem diferentes dos das crianças em termos de conteúdo, os processos que o medo usa para dominar a vida das pessoas são muito parecidos em toda a gente. Talvez por isso este texto tenha feito sentido para os adultos. 
Fiquei também impressionado quando um rapaz de 10 anos que leu "As aventuras da Joana" disse à mãe: "Mãe, isto é a história da minha vida! 
Assim, se inicialmente pensei em utilizar "as Aventuras da Joana" exclusivamente no âmbito de um manual terapêutico, a sugestão de alguns adultos, e em particular da Ana Luísa Amaral, levaram-me a pensar que este livro podia ser interessante para pessoas fora do contexto terapêutico. Deste modo, surge a dupla vertente deste trabalho: parte de um manual terapêutico para trabalhar com crianças com perturbações de ansiedade (publicado pela Quarteto Editores) e um livro destinado ao grande público." MIGUEL GONÇALVES


Sem comentários:

Enviar um comentário