terça-feira, 1 de abril de 2014

Tempo de leitura

Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura.
Todos nós temos o direito de expressarmos as nossas opiniões e o dever de ouvir a opinião alheia também. Podemos observar que entre os alunos isto nem sempre acontece e acaba gerando alguns conflitos. Nas suas casas acontecem brigas entre os irmãos e na escola acontecem desentendimentos até entre os amigos. É claro que discussões fazem parte até dos melhores relacionamentos, mas através do diálogo e da aceitação das diferenças entre as pessoas, muitos atritos negativos poderão ser evitados.

Proposta de atividades/estratégias:
1.  Elaborar cartazes com as cores do Arco-Íris; recortar figuras de cores diferentes em revistas e colá-las no caderno ou num cartaz. 
2. Favorecer a comunicação, por exemplo "Se fosses uma cor, que cor serias? Porquê?"  Conversar sobre a importância do respeito, para que possa existir paz e harmonia. Falar sobre Ética e Cidadania;
3. Ver filmes que valorizem a amizade, o amor e o companheirismo como: "A Corrente do Bem" (Pay it forrward), e o "Irmão Urso" (Brother Bear). Conversar sobre a mensagem transmitida pelo filme.

Objetivos: rever as cores; incentivar a criatividade do aluno; trabalhar as cores do Arco-Íris; resgatar os valores de cada um, como o respeito pelas outras pessoas, crianças e idosos; respeitar as diferenças entre as raças e culturas;aprender a gostar e a valorizar-se a si mesmo; aprender a aceitar as diferenças entre as pessoas e saber que a intolerância gera a violência e a guerra.
                                                                                                                                                    Adaptado

Sem comentários:

Enviar um comentário