terça-feira, 6 de março de 2012

Centro de competências em tecnologias educativas da CERCIFAF


CENTRO DE COMPETÊNCIAS EM TECNOLOGIAS EDUCATIVAS DA CERCIFAF



RECURSOS ON LINE
ACESSÍVEIS A PARTIR DO CENTRO DE RECURSOS DESTE BLOGUE


MOSAICO.EDU é um espaço informativo estruturado em três módulos – 1º Ciclo do Ensino Básico, Educação Especial e Ciber@ctividades. Polivalente e diversificado num quadro de apoio ao ensino e aprendizagem no 1º Ciclo do Ensino Básico, privilegia também as intervenções pedagógicas, clínicas e terapêuticas no âmbito da Educação Especial.




Ciber@ctividades - Este conjunto de actividades online está agrupado metaforicamente em três classes – Borboletas, Chapins e Golfinhos. Em cada classe, pequenas aplicações interactivas, encontram-se organizadas segundo critérios associados a aquisições ou competências básicas dos seus destinatários – alunos em fase escolar (1º Ciclo), pré-escolar ou em educação especial. Quer a concepção, quer a utilização destes recursos obedecem a um conjunto de pressupostos considerados fundamentais na maximização do seu potencial educativo e no retorno que o investimento na sua produção e utilização poderá trazer em termos de aprendizagem e desenvolvimento das capacidades dos seus utilizadores.



1º Ciclo - Este espaço foi concebido para alunos e professores do 1º Ciclo do Ensino Básico e oferece a possibilidade de acesso a recursos, materiais e actividades pedagógicas passíveis de exploração e utilização em contexto de ensino/aprendizagem na sala de aula.





Educação Especial - Este espaço foi concebido para professores e outros técnicos que desenvolvam actividades no âmbito da Educação Especial. Oferece um conjunto de recursos formativos e informativos acerca das problemáticas que podem estar na base de dificuldades de aprendizagem e procura fornecer pistas para que sejam encontradas as melhores soluções educativas para as crianças com necessidades educativas especiais.



CiberCiências - Actividades online sobre temas simples de Biologia e de Geologia, para resolver por alunos, com a ajuda da Internet.



CienTIC - Espaço dedicado às ciências naturais e tecnologias da informação e comunicação. Os conteúdos encontram-se organizados em temas, disciplinas (do ensino secundário) e actividades.







Recursos na Internet para Biologia e Geologia - Cada recurso é identificado por um logótipo, retirado da fonte, a hiperligação (URL) correspondente e uma breve descrição precedida da designação POR (língua portuguesa) ou ING (língua inglesa).


Recursos para SMART Notebook - Alguns recursos desenvolvidos no âmbito do projecto "Quadros Interactivos em Necessidades Educativas Especiais".



CD-ROM 


ECR - Destina-se a ser utilizado com crianças ou adultos com necessidades educativas especiais ou em reabilitação neuropsicológica, que apresentem dificuldades de manutenção da atenção e concentração, coordenação visomotora, psicomotricidade fina, memorização e vocabulário.





Lexicon - É um programa de prevenção e recuperação de Dificuldades de Aprendizagem da Leitura centrado, especificamente, na discriminação visual e conversão fonológica de letras graficamente semelhantes.






Quid - Um programa para criar e executar exercícios multimédia. Dispõe de várias dezenas de exercícios, em diferentes temáticas, que mais não são do que exemplos do que é possível criar com este software. O grande interesse e utilidade de QUID reside na possibilidade de permitir ao educador/formador produzir exercícios, à medida dos seus interesses e necessidades dos seus aprendizes, sem necessidade de conhecer qualquer linguagem de programação ou “saber muito de computadores”.

Sem comentários:

Enviar um comentário