terça-feira, 26 de abril de 2011

Identificar Modelos

Quem são os modelos dos alunos? Celebridades? Membros da família? Outros adultos que conhecem e admiram? Amigos? Este é um excelente tópico para uma discussão na aula e revela muito da pessoa que o aluno admira e que, provavelmente, tentará imitar. 
Algumas perguntas que se podem colocar ao aluno:  Que faz de alguém um modelo? Porque é tão importante ter modelos? Porque sentes tanta admiração pelos teus teus modelos? Que qualidades especiais é que eles têm? Gostarias de um dia ter essas qualidades? Os teus modelos são uma influência positiva na tua vida?



Segue-se, a título de exemplo, o trabalho do aluno Rui L. da E.B. Padre Donaciano Abreu Freire:
O meu ídolo

Nome: Inês Azevedo
Idade: 63
Profissão: funcionária da câmara
Parentesco: Avó
História de Vida: A minha avó é viúva e está-me a criar a mim e ao meu irmão Ruben que tem 10 anos.  Eu gosto de tudo o que ela faz. Ela cozinha muito bem. E trata-nos muito bem. Gosto muito de passear com a avó.
Estatura: Alta
Olhos: verdes
Cabelo: castanho
A minha avó é: dedicada, encantadora, bem-disposta, inteligente, humilde, meiga e trabalhadora.  


Objectivos da Actividade: saber e compreender porque o aluno actua de um determinado modo; promover/treinar a assertividade, de modo a não ter crenças incompatíveis; promover o auto-conhecimento e a auto-estima; valorizar qualidades e competências sociais.                                                                                                                                                                                 

Sem comentários:

Enviar um comentário