terça-feira, 18 de janeiro de 2011

A aprendizagem da leitura e da escrita

Recurso para a aprendizagem da leitura e da escrita.
Autor: José Bustillo Rendón. Segundo prémio de Materiais Educativos Curriculares 2007 do Ministério da Educação Espanhol- Instituto das Tecnologias Educativas.

Na minha opinião, este recurso só é vantajoso a par da realização de exercícios de pré-escrita e de grafismo, em suporte papel ou na lousa, e do treino e domínio do gesto e do instrumento de escrita ou desenho (pincel, lápis de carvão, lápis de cor, marcador, caneta, pau de giz). Em todo este processo de aprendizagem, parece-me que este recurso será útil na percepção e na compreensão da imagem a reproduzir. O recurso ao programa pode resultar, numa primeira etapa, pois a criança visualiza os movimentos motores que terá de reproduzir, para, depois, treinar no papel/lousa, ou até mesmo o contrário. Dependerá do contexto. Assim, este recurso pode ser usado para explicar:
-uma direcção gráfica (escrevemos horizontalmente da esquerda para a direita);
-as noções de cima/baixo (n/u), de esquerda/direita, de oblíquas/curvas (g);
- a noção de antes e depois, sem o que a criança não inicia o seu gesto no lugar correcto.

Tipo de Recurso: gratuito.
Vantagens: Estimula a memória visual, o domínio do gesto, a estruturação espacial e a orientação temporal, no que diz respeito à escrita das primeiras letras. Oferece diversos recursos ao professor que, pela semelhança entre as línguas, podem ser usados na sua prática educativa. Está dividido por níveis, o que permite ao professor estruturar etapas e aquisições, sendo bastante apelativo ao nível gráfico e ao nível do suporte auditivo.
Desvantagens: Ser em Castelhano, o que pode, sem a orientação do professor e as devidas adaptações, induzir a aquisições erradas.
Onde o pode encontrar: Neste blogue, em Recursos e Moradas também Especiais com a etiqueta Aprendizagem leitura/escrita (Castelhano).

Sem comentários:

Enviar um comentário