Nota introdutória
A transição para a vida pós-escolar é
um dos momentos mais significativos no percurso de qualquer jovem, mais ainda
para aqueles que necessitam de apoio para a construção de um projeto de vida
digno e para o exercício de uma cidadania ativa.
Reconhecendo a importância da prática
das entidades que, no âmbito das suas atribuições, apoiam jovens e respetivas
famílias nas ações de transição e de inserção no mercado de trabalho, interessa
divulgar as suas experiências na promoção da efetiva inclusão desses jovens na
comunidade.
Com longos anos de atividade no apoio
e na integração social das pessoas com síndrome de Asperger, a APSA, através do
seu projeto Casa Grande, promove parcerias com Empresas, disponibilizando um
Programa Empregabilidade que tem por principais objetivos desenvolver o ganho
das competências sociais e de autonomia funcional para a integração e inclusão
em contexto profissional e social. A partir da apresentação desse programa,
este Guião para a Implementação do PIT, elaborado pela APSA, pretende dar a
conhecer a sua experiência no âmbito da transição para a vida pós-escolar, dos
jovens que acompanha, e apresentar propostas para a elaboração do plano
individual de transição que assentam nesse mesmo projeto (apresentadas no Guião
em caixa de fundo verde).
Assim, deseja-se que este Guião se
constitua como um contributo, para as escolas e famílias, no desenvolvimento de
transições suaves e eficazes, assentes num modelo flexível e dinâmico que
considere as capacidades dos jovens, as suas expectativas, e da família, e
garanta a sua participação.
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