segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

Dia Internacional do Obrigado - 11 de janeiro

10 coisas pelas quais devemos agradecer

Nunca fez tanto sentido como agora, em plena pandemia de COVID-19.

O 11 de janeiro é dia de dizer obrigado. Obrigado à família, aos amigos, às pessoas de quem gosta, a quem lhe faz bem, àquela pessoa que lhe deu passagem no trânsito ou lhe abriu a porta. 
É, também, dia de agradecer por aquilo que tem de bom na sua vida. Experimente fazer o exercício de escrever numa folha de papel alguns motivos pelos quais se deve sentir agradecido. Os entendidos em matéria de comportamento humano dizem que, ao fazer isto todos os dias, vai sentir-se melhor consigo mesma, mais feliz.
Já a nível científico, é isto que acontece: vai ativar o sistema de recompensa do cérebro através da libertação de Dopamina, aumentando a sensação de prazer, e, por outro lado, estimula o hipotálamo a produzir e libertar Oxitocina, a chamada «hormona do amor»
O resultado desse exercício traduz-se na redução do nível de ansiedade, medos e angústias, ao mesmo tempo que estimula a tranquilidade e o afeto. E há quem diga que as pessoas que praticam diariamente a gratidão são mais otimistas, satisfeitas com a vida e têm mais vitalidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário