segunda-feira, 22 de junho de 2020

Dia Nacional do Cigano - 24 de junho

Como na próxima quarta feira se assinala o Dia Nacional do Cigano, lembramos-lhe "A história do Ciganinho Chico", um livro infanto-juvenil que nos fala da origem do povo cigano.

O livro da autoria de Bruno Gonçalves, mediador cultural na Câmara Municipal de Abrantes, surge da perceção que o autor, de etnia cigana, tem de que existe ainda um grande desconhecimento sobre a sua cultura. «Há cerca de dez anos, através do projeto da Associação Cigana Coimbra "Ponte Sem Margens", trabalhei como mediador, na Escola Básica do Ingote, onde cerca de 90 por cento dos alunos eram ciganos. Reparei que os conteúdos programáticos escolares não faziam alusão à cultura cigana e quando se fazia era de uma forma folclórica e desfasada da realidade, das vivências atuais das comunidades», explica Bruno Gonçalves, acrescentando que «também era notório o desconhecimento dos meninos ciganos sobre as suas origens e sobre o percurso do povo cigano ao longo destes séculos».

“O Ciganinho Chico” é um livro que retrata a história de um menino a quem a professora faz perguntas sobre a história do Povo Cigano. Envergonhado por não saber responder, decide ir ter com o avô que lhe conta toda a história sobre o seu Povo. Durante o livro, somos confrontados com a história, tradições e costumes do Povo Cigano.

A edição do livro foi apoiada pela EAPN Portugal e pela Fundação Calouste Gulbenkian. 
Para adquirir o livro “A história do Ciganinho Chico” pode, por favor, contactar o próprio autor, através do email bruinocig@hotmail.com.

Objetivos: Conhecer e respeitar a diversidade cultural e étnica (recurso usado no E@D).

Sem comentários:

Enviar um comentário