E como as férias escolares começam para a semana, deixo-vos novas formas de nos cumprimentarmos e de nos despedirmos. Boas férias! Fiquem bem, fiquem seguros!
Espaço de partilha e divulgação de atividades, experiências e informações no âmbito da Educação Especial
sexta-feira, 26 de junho de 2020
terça-feira, 23 de junho de 2020
segunda-feira, 22 de junho de 2020
Dia Nacional do Cigano - 24 de junho
O livro da autoria de Bruno Gonçalves, mediador cultural na Câmara Municipal de Abrantes, surge da perceção que o autor, de etnia cigana, tem de que existe ainda um grande desconhecimento sobre a sua cultura. «Há cerca de dez anos, através do projeto da Associação Cigana Coimbra "Ponte Sem Margens", trabalhei como mediador, na Escola Básica do Ingote, onde cerca de 90 por cento dos alunos eram ciganos. Reparei que os conteúdos programáticos escolares não faziam alusão à cultura cigana e quando se fazia era de uma forma folclórica e desfasada da realidade, das vivências atuais das comunidades», explica Bruno Gonçalves, acrescentando que «também era notório o desconhecimento dos meninos ciganos sobre as suas origens e sobre o percurso do povo cigano ao longo destes séculos».
“O Ciganinho Chico” é um livro que retrata a história de um menino a quem a professora faz perguntas sobre a história do Povo Cigano. Envergonhado por não saber responder, decide ir ter com o avô que lhe conta toda a história sobre o seu Povo. Durante o livro, somos confrontados com a história, tradições e costumes do Povo Cigano.
A edição do livro foi apoiada pela EAPN Portugal e pela Fundação Calouste Gulbenkian.
Para adquirir o livro “A história do Ciganinho Chico” pode, por favor, contactar o próprio autor, através do email bruinocig@hotmail.com.
Objetivos: Conhecer e respeitar a diversidade cultural e étnica (recurso usado no E@D).
domingo, 21 de junho de 2020
terça-feira, 16 de junho de 2020
segunda-feira, 15 de junho de 2020
domingo, 14 de junho de 2020
quarta-feira, 10 de junho de 2020
COVID - 19 Distanciamento Físico
COVID-19: uma das melhores medidas para combater a Covid-19 é o distanciamento físico. Esta medida não dispensa a etiqueta respiratória, a higienização de mãos e o uso de máscara.
Saiba mais através do vídeo da DGS
terça-feira, 9 de junho de 2020
Congresso Luso Brasileiro de Educação Inclusiva 2021
Se vais para o mar... prepara-te em terra.
Já estamos a tratar do Congresso de 2021 da Pró - Inclusão, organizado conjuntamente com a Universidade do Minho (Portugal) e com a Universidade Federal de Pelotas (Brasil).
APONTE a DATA!
Contamos consigo para o melhor (e mais modesto...) congresso sobre Educação Inclusiva que se organiza em Portugal.
Bora lá?
David Rodrigues FONTE
A aula de Educação Física do #EstudoEmCasa (RTP) de 2 de junho, teve como tema “O Desporto é para todos!”. E, sendo de facto para todos, o Professor Carlos e a Professora Carla mostraram como o desporto pode ser inclusivo e abrangente. A emissão contou com a colaboração da APCAS (Associação de Paralisia Cerebral de Almada-Seixal). Esta aula destinava-se primordialmente a alunos do 5.º e do 6.º anos. Fica a expectativa que os restantes professores, dos outros anos letivos, sigam este exemplo.
domingo, 7 de junho de 2020

Em comunicado, o Município de Famalicão, em parceria com a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Ave, anunciou que esta plataforma passa agora a estar disponível para a educação Pré-escolar com o objetivo de prevenir, reduzir o abandono escolar precoce e permitir que o processo de ensino se possa continuar a desenvolver a partir de casa.
Esta ferramenta, que faz parte do PIICIE – Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar do Ave, promove ainda um espaço de aprendizagem online e seguro, dinâmico e interativo, de partilha de ideias e experiências.
A plataforma pode ser acedida em maiscidadania.cim-ave.pt , onde se encontram atividades multimédia dinâmicas, interativas e lúdicas, que proporcionam às crianças e alunos um ambiente facilitador de aprendizagem, no qual se aprende brincando, ao ritmo individual de cada utilizador, e de forma criativa.
Truques para não te perderes no ensino à distância

Aprender em casa exige disciplina, rotinas e um espaço de trabalho. Nada de estudar no sofá ou na cama.
1. Criar e manter rotinas = estabilidade
Faz refeições ajustadas e não saltes refeições.
Faz exercício físico: uma caminhada é suficiente e está ao acesso de todos!
Dá atenção aos horários de sono! Lembra-te que "Deitar cedo e cedo erguer, dá saúde e faz crescer"! Vais estar certamente mais atento e aprender melhor!
2. O espaço de trabalho deve ser diferente do espaço de lazer!
3. Afasta as distrações!

Faz pequenas pausas regulares para te levantares e moveres o corpo, ires à janela respirar um pouco, beberes água. Tudo isso beneficia a capacidade de concentração.

Fonte (adaptado)
terça-feira, 2 de junho de 2020
segunda-feira, 1 de junho de 2020
Biodiversidade
Objetivos: compreender e aplicar conceitos relacionados com datas comemorativas, com vista a desenvolver competências de autonomia pessoal e social.
Subscrever:
Mensagens (Atom)