Por vezes é difícil distinguir este dia, 1 de junho, do dia 20 de novembro, considerado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Universal da Criança, dia em que se celebram dois marcos importantes. A 20 de novembro, de 1959, foi aprovada a Declaração dos Direitos da Criança. Nesse mesmo dia, mas em 1989, foi adotada, também pela Assembleia Geral da ONU, a Convenção dos Direitos da Criança, que Portugal ratificou no dia 21 de setembro de 1990.
Não existe uniformização de data para a celebração dos direitos das crianças, contudo, o seu objetivo será sempre o mais nobre: promover os direitos e o bem-estar de todas as crianças, onde quer que estejam.
No CAA, não pudemos deixar de assinalar esta data que culminou com o final do projeto de teares, realizado em parceria com o Projeto de ARTEC dos 7º, 8. e 9º anos. As tecelagens serviram para vestir as crianças em papel, em representação de cada aluno da sala.
Objetivos: assinalar datas comemorativas; articular saberes e atividades com entre docentes/disciplinas e o CAA; desenvolver o sentido estético e competências de motricidade fina; gerir o comportamento e manter a atenção pelo tempo necessário à conclusão da tarefa.
Sem comentários:
Enviar um comentário