segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Antes do Visionamento

Procurei envolver os alunos na preparação do Ciclo de Cinema, o que, na minha opinião, deu os seus frutos. Na verdade, uma atividade desta natureza motiva facilmente os alunos para as tarefas propostas. Alunos que, habitualmente, não são capazes de iniciar uma tarefa simples ou, se o são, não a conseguem concluir, apresentaram um desempenho bastante melhor. Assim como alunos que apresentam um défice atencional e agitação psicomotora, foram capazes de manter a atenção suficiente para reter a informação necessária a transmitir ao grupo-turma: o nome do filme, das personagens, a sinopse em linhas gerais, o regulamento do concurso e a morada deste blogue. De facto, foi um bom exercício de memória. 
Esta atividade também permitiu trabalhar a autoestima dos alunos, a gestão comportamental e os relacionamentos interpessoais, uma vez que o aluno com NEE tem a possibilidade de sobressair positivamente face ao grupo-turma.

Cartaz informativo/promocional sobre o Ciclo de Cinema Todos Diferentes Todos Especiais
Alunos com NEE do 5º e 6º anos
Biblioteca Escolar da Escola Padre Donaciano Abreu Freire
Cartaz informativo/promocional sobre o Ciclo de Cinema Todos Diferentes Todos Especiais
Alunos com NEE do 3º e 4º anos
E.B.1 da Sr.ª do Monte 

Os alunos Rui L. e Cristiana S., do 6º ano, consultaram o Guia de Utilizador da nossa Biblioteca Escolar para  procurar e selecionar as normas gerais de utilização da Biblioteca que se pudessem adequar ao Ciclo de Cinema que se realiza, neste espaço, ao longo do mês de fevereiro. 


  
Elaborou-se, assim, um cartaz de sensibilização para o cumprimento destas regras de bom comportamento e os alunos acrescentaram outras regras importantes a seguir durante o visionamento de um filme. Foi feito, deste modo, o planeamento de uma situação nova, fornecendo-se a estes alunos  instruções claras, concisas e orientadores sobre o comportamento/atitude que é esperado deles, diminuindo-se, certamente, a ansiedade que uma situação que foge à rotina pode causar.

Cristiana S., 6º C
Rui L., 6º I (que aprendeu que não devemos usar boné no espaço da Biblioteca Escolar...)
Afixação no espaço da Biblioteca Escolar
Trabalho final

A mesma tarefa foi adaptada para poder ser repetida na E.B.1 do Pinheiro. Desta vez, para trabalhar também a motricidade fina: recortar, colorir e colar/afixar.



António J. e João Pedro P. , 2º e 3º anos, respetivamente
E. B.1 do Pinheiro

Sem comentários:

Enviar um comentário