terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Para formar palavras...

Logo após a sua aquisição, este jogo tornou-se rapidamente numa ferramenta de trabalho versátil e aplicável a qualquer idade. No Jardim de Infância tem-me ajudado a trabalhar as letras do nome próprio; no 1º Ciclo, a ensinar e consolidar os casos de leitura, tornando-se num instrumento de remediação de dificuldades de leitura e escrita. Logicamente que isso implica afastarmo-nos drasticamente das regras do jogo ou mesmo anulá-las. Mas o que importa se o importante é ver o aluno motivado para aprender e a superar as suas dificuldades?
Este aluno que está a aprender as primeiras letras no 1º ano foi ordenando conjuntos de letras previamente fornecidos, de forma a formar palavras que já conhecia. Desta forma, o aluno foi alinhando as peças no tabuleiro de forma a melhor visualizar todas as palavras formadas.

A tarefa seguinte consistiu em ler, com a ajuda da professora, todas as palavras em voz alta. Finalmente, o aluno foi capaz de, oralmente, criar uma frase para cada palavra.
Para alunos mais velhos, uma variante poderá ser a criação de uma frase em que entrem várias palavras do tabuleiro ou mesmo uma pequena história em que entrem todas as palavras do tabuleiro. Esta actividade pode ser feita oralmente ou por escrito ou até mesmo se pode pedir ao aluno que escreva a sua história após a ter contado, de forma a treinar a memória.

Sem comentários:

Enviar um comentário