



Inconvenientes: Ser em língua inglesa e depender do uso do rato, o que pode ser difícil para alguns dos nossos alunos.
Espaço de partilha e divulgação de atividades, experiências e informações no âmbito da Educação Especial
Bem no centro da Praça Municipal, os nossos alunos conheceram as dinamizadoras das actividades e aguardaram pelas suas orientações e explicações.
Depois foi só pôr mãos à obra!
J. do 1º ano
A. do 1º ano
H. do 4º ano.
Na mesa de trabalho do H.,do 4º ano, também se falou do Ambiente. Da forma como o poluímos e como facilmente o deixamos em desequilíbrio. É de salientar o bom comportamento do H. nesta visita de estudo. Ele merece, sem dúvida, +1 ponto na grelha de registo comportamental. Se conseguir ter êxito até ao fim da semana, vai ter um prémio pelo bom comportamento. Estou a torcer por ele!
De seguida, jogou-se um jogo muito divertido e educativo com três equipas: a das minhocas, a das galinhas e a das raposas. Os papéis desta cadeia alimentar foram-se invertendo e as crianças perceberam facilmente como o equilíbrio ambiental é precário, principalmente por causa da intervenção humana.
Os meus meninos, já de volta à escola. Cansados... mas felizes!
Antes do almoço, ainda tivemos tempo para a actividade "A hora do conto". O J. do 1º ano já lê muito bem e, por isso, foi o 1º a começar.
Estão todos de parabéns!
Roda para a direita... roda para a esquerda...
Vamos passar aos movimentos de rotação; este tipo de movimentos é muito importante para aquecer o tronco, que é uma parte do corpo fundamental para fintar.
Tens de estar de pé com os braços esticados para a frente, à altura dos ombros.
Agora, roda o tronco, os braços e a cabeça para a direita e depois para a esquerda, alternadamente.
Pernas para trás...
Este exercício é feito sempre em bicos de pés.
Coloca os braços esticados ao longo do corpo atrás das costas, com as palmas das mãos viradas para trás.
Agora, toca com a mão esquerda no calcanhar direito e, de seguida, com a mão direita no calcanhar esquerdo.
Um sítio da Net cheio de recursos para descarregar e que nos permite, enquanto docentes de Educação Especial, adaptar/criar materiais para satisfazer as necessidades de cada criança.
Também o encontra aqui neste blogue em "Recursos...".
A posição não é complicada. Estão os dois de cócoras (sentados sobre os calcanhares, com as pernas flectidas e em bicos de pés), com as costas direitas e virados de frente um para o outro.
Agora, com os braços estendidos e tocando-se apenas com as mãos, cada um empurra o seu companheiro (mas sem violência). Para não caíres, tens de estar sempre aos saltinhos, mas sem que os teus pés saiam totalmente do chão.
A ideia é nunca parar de pular e movimentar o corpo, pois quem parar perde o equilíbrio e cai. O primeiro a cair perde.
Depois de cair, toca a levantar e repetir até cansar! Parecem duas galinhas a disputar a liderança!
O J. e o A. divertiram-se a valer!
Objectivos da actividade: desenvolver a capacidade de equilíbrio, mudar e manter a posição do corpo, adquirir noções de esquema corporal, desenvolver a lateralidade, orientar-se espacialmente.
Na E.B.1 do Pinheiro o J e o A. trabalham muitas vezes juntos. São muito amigos e às vezes competem entre si de forma muito saudável. Então, convidei os dois a participar e agrupei os exercícios de psicomotricidade à volta de um tema. Para contextualizar os exercícios, aceitei uma proposta de psicomotricidade que vi na revista de Educação Especial (nº5, Janeiro de 2010): o tema O Meio ambiente- os pássaros.
1. Desenharam-se círculos no chão com a ajuda de um pau de giz, dentro dos quais cada aluno se sentou de forma a simular pássaros dentro do ninho.
3. “Depois os pássaros subiram a ramos de árvore e deslocaram-se entre eles”: as crianças sobem a um degrau deslocando-se ao longo dele ou fazendo posições de equilíbrio.
4. Desta vez “os passarinhos desceram das árvores e saltaram de ninho em ninho”: as crianças descem do degrau e saltam com os dois pés juntos de arco em arco.
5. “Os pássaros estão cansados, voam muito devagar, pousam nos seus ninhos e vão respirando fundo para descansar”: As crianças vão-se movimentando lentamente, subindo e descendo os braços, ao mesmo tempo que inspiram (ao levantar os braços) e expiram (baixar os braços).
Estes exercícios permitem à criança realizar com o corpo diferentes possibilidades motoras que favorecem:
A segmentação: movimentos laterais dos braços ao voarem;
O controlo postural e equilíbrio: caminhar sobre o banco, subir para a cadeira e descer dela.
O controlo da respiração: inspiração-expiração nasal, ao voar.
A estruturação espacial: “em cima”, “em baixo”, “fora” (ao subir e descer do banco e ao entrar e sair do ninho);
A estruturação temporal: ritmo ao saltar com os pés juntos.