Recursos Educativos


2012
Quando se pretende dar apoio a alunos com Necessidades Educativas Especiais, nem sempre se encontram recursos gratuitos e adaptados às suas especificidades.
A Internet oferece recursos que podem ser utilizados ou adaptados ao nosso propósito, totalmente gratuitos e passíveis de serem usados para trabalhar as mais diversas competências.
Para os rentabilizar, é necessário, primeiro, estudar as suas potencialidades e refletir sobre as competências que podem ajudar a desenvolver. É o que tenho vindo a fazer e vos apresento de seguida. 

JOGOS EDUCATIVOS 

1. Cálculo Mental

Os jogos educativos que se seguem permitem trabalhar competências cognitivas (cálculo mental), bem como motoras, consoante a postura adotada e o tipo de ecrã (por exemplo: controlo motor num ecrã tátil e amplitudes de movimento num quadro interativo)!

O que pode ser trabalhado:  operações simples de adição, de subtração, de multiplicação e de divisão.
Grand Prix Multiplication

Breve descrição: Para 1 ou múltiplos jogadores, estes jogos promovem diversão e uma repetição que leva à consolidação de competências de cálculo. Os alunos devem tomar decisões rápidas que têm feedback imediato. Face a exercícios de múltipla escolha, um sinal sonoro identifica a resposta correta e outro a errada. Quando se erra, todas as opções de resposta desaparecem, ficando apenas a resposta correta.


Língua: Inglês
Acessibilidade: rato ou teclas de direção e espaço
Fonte: Arcademic Skill Builders
Disponível em:http://www.arcademicskillbuilders.com/


Algumas sugestões:
JET SKY ADDITION
Breve descrição: Para dares impulso ao teu Jet Ski deves clicar no resultado certo para a equação apresentada em cima..
Acessibilidade: rato




Breve descrição: Destrói os objetos voadores clicando na equação correta para o valor que está na nave.
Acessibilidade: teclas de direção e espaço




Breve descrição: Leva o teu pinguim de volta à sua casa saltando para o icebergue com a resposta correta. O 1º que chegar ganha!


Acessibilidade: rato



DEMOLITION DIVISION


Breve descrição: É-te dado o resultado de uma equação. Tens de identificar o tanque que tem a equação correta e destruí-lo com o teu tanque. O objetivo é destruir os vários tanques com equações que se aproximam, antes que te destruam a ti. 
Acessibilidade: teclas de direção e espaço.



______________________



MATEMÁTICA ÀS CORES 
O que pode ser trabalhado:  operações simples de adição, de subtração e de multiplicação; as cores; motricidade fina.

Breve descrição: Com 6 imagens à escolha, este fantástico jogo de colorir, permite praticar, de forma divertida, operações simples de somar, de subtrair e de multiplicar. Só temos de escolher a nossa personagem favorita e, depois,  que descobrir o resultado das contas para a podermos pintar com lindas cores! As regras do jogo são-nos  apresentadas em suporte áudio, o que promove a atenção. Para além disso, o código cromático é, só por si, um estímulo visual positivo para o aluno, uma vez que representa o seu sucesso e permite-lhe visualizar as etapas cumpridas e as que ainda faltam cumprir, o que facilita a adesão e a manutenção da tarefa.  Não há limite de tempo, o que permite ao aluno realizar as operações ao lado, numa folha, ou, então, praticar o uso da máquina de calcular. Quando o jogo chega ao fim, o aluno recebe um prémio: pode imprimir e colorir com lápis de cor a imagem que escolheu on line, trabalhando-se, assim, a motricidade fina.

Língua: Português
Acessibilidade: rato
Fonte: Mini Click, no Sítio dos Miúdos
Disponível em:http://www.sitiodosmiudos.pt/57/miniclick.asp?modulo=010707

Poderá encontrar o jogo neste blogue em "Recursos e moradas também especiais" com a etiqueta Calcular: Matemática às cores 1º Ciclo
Se pretender aumentar a dificuldade, sugiro o jogo Matemática às cores, do Sítio dos Miúdos (apenas adição e multiplicação) que poderá encontrar neste blogue em "Recursos e moradas também especiais" com a etiqueta Calcular: adição e multiplicação às cores 2º Ciclo

 ____________________________________



O que pode ser trabalhado:  todas as operações matemáticas, a rapidez do cálculo mental.

 

Breve descrição: Este fantástico jogo oferece-nos inúmeras variantes que nos permitem adaptar os exercícios às especificidades de cada aluno. Permite-nos selecionar a operação que queremos trabalhar (só adição, só subtração, ...) ou todas, aleatoriamente, e os dois números envolvidos (de 0 a 20). Temos limite de tempo em cada jogada (60 segundos), aparecendo, por baixo da operação, a contagem do tempo e o número de operações certas e erradas. No final de cada jogada, é-nos apresentada a correção de cada jogada errada, o que  nos permite rever, com o aluno, todos os passos de cada operação. Uma estratégia será iniciar com operações muito simples e ir aumentando, progressivamente, o nível de dificuldade.

Língua: Espanhol
Acessibilidade: rato
Fonte: Proyeto Cifras (Ministerio de Educación): Internet en el aula
Disponível em: Maquina de calcular
Uma variante do jogo anterior é o Matemática em 3 Tempos, do Sítio dos Miúdos,  que consiste em selecionar o sinal artmético para completar cada equação tão depressa quanto possível.


____________________________________



CÁLCULO MENTAL EM 2 MINUTOS!
O que pode ser trabalhado: todas as operações matemáticas, a rapidez do cálculo mental.


 Breve descrição: Este interessante jogo consiste em arrastar os algarismos dados para os locais corretos, de modo a efetuar uma operação com dois algarismos. Antes de iniciarmos o jogo, que apresenta a pré-definição de 8 questões em 2 minutos, podemos selecionar até um máximo de 99 questões e um limite de tempo até 10 minutos. Ao longo do jogo, podemos visualizar o números do exercício que estamos a realizar ("Question Number"). Quando chegamos ao fim, surge no ecrã a frase "Task Completed" (Tarefa concluída!)

"Start": Para iniciar o jogo
"Next": para passar a um novo jogo
"Main": para voltar ao menu


Língua: Inglês
Acessibilidade: rato
Fonte: OSWEGO - City School District
Disponível em:  Adição, SubtraçãoDivisão Multiplicação









JOGOS EDUCATIVOS 

2. Resolução de problemas, memória e atenção

Os jogos educativos que se seguem permitem trabalhar competências cognitivas (raciocínio/resolução de problemas, memória e atenção), bem como motoras, consoante a postura adotada e o tipo de ecrã (por exemplo: controlo motor num ecrã tátil e amplitudes de movimento num quadro interativo)!



Parque de Estacionamento (YELLOW OUT)

O que pode ser trabalhado:  raciocínio/resolução de problemas, a memória e a capacidade de atenção/concentração.

Breve descrição: Com 60 níveis de dificuldade crescente, este jogo consiste em movimentar os veículos estacionados para, com o menor número de jogadas possível, retirar o carro amarelo do estacionamento. A visualização do quadro de níveis e da pontuação são um reforço positivo que encorajam o jogador a superar-se a si próprio. Pode escolher o nível que pretende se quiser retomar o jogo ou jogar um nível mais avançado e pode registar e consultar as suas melhores pontuações.

Língua: Inglês
Acessibilidade: rato
Fonte: Yellow out, da Solutions, Valet Parking Inc
Disponível em: http://www.asolutionforyou.com/Parking%20Game/scoregame/Game.htm


Poderá encontrar o jogo neste blogue em "Recursos e moradas também especiais" com a etiqueta Estratégia e raciocínio: Parque de Estacionamento


____________________________________

DEPÓSITO DE CAIXAS

O que pode ser trabalhado:  raciocínio/resolução de problemas, a memória e a capacidade de atenção/concentração. 


Breve descrição: Este jogo on line está presente no Sítio dos Miúdos.pt  Em português, este jogo apresenta as instruções e as pontuações máximas que pode consultar. O jogo consiste em usar as teclas do teclado para empurrar as caixas para os quadrados assinalados, estabelecendo 20 segundos para a jogada inicial, tempo que vai aumentando à medida que os níveis vão sendo atingidos. Ao longo de cada jogada, podemos utilizar a funcionalidade "repor" para corrigir possíveis jogadas erradas, o que significa que podemos ter várias hipóteses em cada jogada. Por fim, é de referir a opção "som" e "música" que podemos regular a nosso gosto ou simplesmente eliminar.


Língua: Português
Acessibilidade: teclado (teclas de direção)
Fonte: Sítio dos Miúdos: Planeta Click, da Porto Editora
Disponível em: http://www.sitiodosmiudos.pt/810/planetaclick2.asp?modulo=deposito.xml

Poderá encontrar o jogo neste blogue em  "Recursos e moradas também especiais"com a etiqueta Estratégia e raciocínio: Depósito de Caixas


____________________________________


Gamedesign.jp - jogos em Flash

Este sítio apresenta 50 jogos em flash, de vários tipos, dirigidos às crianças. Com uma apresentação simples, comparado a outros do género, este sítio pode ser acedido em 3 línguas: Japonês, Inglês e Chinês. Depois de selecionar uma, não precisa de se registar, nem de nenhuma instalação para jogar. Cada jogo vem acompanhado de uma breve descrição, estando agrupados por categorias: desportos, corridas, estratégia, puzzle, etc.


SHOT 

O que pode ser trabalhado: raciocínio/resolução de problemas, a memória e a capacidade de atenção/concentração. 

http://gamedesign.jp/flash/shot/shot.htmlBreve descrição: Este jogo consiste em mover e arrastar cada bola, de modo a que embatam noutras e caiam do tabuleiro. Rapidamente percebemos que elas não se movem na diagonal e, assim, temos que prever o seu movimento antes da jogada. Apresenta reforço positivo a cada jogada correta e a funcionalidade "undo" elimina jogadas erradas e permite várias tentativas numa só jogada. Apresenta limite de tempo. 

Língua: Inglês
Acessibilidade: rato
Fonte: Gamedesign.jp
Disponível em: http://gamedesign.jp/flash/shot/shot.html

Poderá encontrar o jogo neste blogue em "Recursos e moradas também especiais" com a etiqueta Estratégia e raciocínio: SHOT



PEG SOLITAIRE 

O que pode ser trabalhado: raciocínio/resolução de problemas, a memória e a capacidade de atenção/concentração. 

Breve descrição: Este jogo consiste em fazer saltar umas bolas por cima das outras, de modo a que a última caia no círculo preto. Apresenta reforço positivo a cada jogada correta e a funcionalidade "undo" elimina jogadas erradas e permite várias tentativas numa só jogada. Apresenta limite de tempo. Iniciamos com 60 segundos na 1ª jogada e vamos recebendo um bónus a cada nível que passamos.

Língua: Inglês
Acessibilidade: rato
Fonte: Gamedesign.jp
Disponível em: http://gamedesign.jp/flash/peg/peg.html

Poderá encontrar o jogo neste blogue em "Recursos e moradas também especiais" com a etiqueta Estratégia e raciocínio: Peg Solitaire

_________________________________

BLUE BOX 2 

O que pode ser trabalhado: raciocínio/resolução de problemas, a memória e a capacidade de atenção/concentração. 

Breve descrição: Divido em 30 níveis de dificuldade, este divertido jogo consiste em juntar as caixas azuis, eliminando com um toque do rato todos os objetos que apareçam no meio.O jogador não pode deixar cair no chão a caixa azul do topo, caixa que apresenta sempre uma cara alegre ou triste, de acordo com a correção da jogada. Apresenta, também, feedback auditivo a cada jogada correta mas também uma indicação auditiva quando se erra, havendo a possibilidade de ser eliminada, assim como a música de fundo se comprometer a concentração. A funcionalidade "restart" elimina jogadas erradas e permite várias tentativas numa só jogada. Pode escolher o nível que pretende se quiser retomar jogos anteriores e pode registar e consultar as suas melhores pontuações. 

Língua: Inglês
Acessibilidade: rato
Fonte: My PlayYard Games
Disponível em: My PlayYard Games ou  Sítio dos Miúdos

Poderá encontrar o jogo neste blogue em "Recursos e moradas também especiais" com a etiqueta Estratégia e raciocínio: Blue Box 2


_________________________________________


MARSHMALLOW MUNCH
O que pode ser trabalhado: raciocínio/resolução de problemas, a memória e a capacidade de atenção/concentração.

Breve descrição: baseado no filme de animação "The Lorax", este jogo da plataforma do Sapo Kids consiste em fazer uso do raciocínio e da estratégia para fazer chegar os Marshmallows ao Pip, uma divertida criatura. O jogo oferece até 120 quebra-cabeças. Em cada um, são-te dadas pistas visuais (setas, texto, ...) e sonoras que te ajudam a resolvê-lo.



Língua: Português do Brasil, entre outras
Acessibilidade: rato
Fonte: Sapo Kids 
Acessibilidade: rato (compatível com iPhone, iPod touch e iPad. Requer a Actualização de software iPhone 3.1.3)

Poderá encontrar o jogo neste blogue em "Recursos e moradas também especiais" com a etiqueta Estratégia e raciocínio: Lorax e Pip

2 comentários:

  1. Professora Paula:

    tornei a jogar em casa com a minha irma o jogo das caixas e o jogo da gloria e gostei muito.

    Ana Marques

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana!

      Parabéns! Já sabes enviar uma mensagem!
      Já temos jogos novos no Centro de Recursos de estratégia e resolução de problemas. Espero que gostem!

      Bjs e até à próxima aula!

      Eliminar