terça-feira, 19 de novembro de 2019

Magusto no CAA

No Clube “PENSANDO AO oirártnoc” a celebração do Magusto foi assim!

Primeiro, todos contribuímos trazendo castanhas!
Nos dias anteriores, nas salas do CAA, foram desenvolvidas atividades relacionadas com a lenda de S. Martinho, tais como: visionamento do PowerPoint da lenda, filme e banda desenha. Com ajuda dos professores resolvemos um questionário, vários crucigramas e ordenámos a lenda de S. Martinho.
No dia 11 de novembro, ao longo da manhã, no CAA, com ajuda de todos, assámos as castanhas, na nossa querida “patusca” e de vez em quando íamos ver se faltava muito ou pouco para estarem assadas!
Enquanto as castanhas assavam, cada aluno fez um cartucho para colocar as castanhas a comer.
Depois de assadas as castanhas foram distribuídas e todos comeram!
Com as cascas das castanhas, das castanhas assadas, cada aluno decorou a sua castanha que serviu para decorar a castanha coletiva, a qual foi desenhada e pintada pelas alunas do 12.º ano.
O resultado foi uma “Castanha Gigante”!!
Os objetivos foram atingidos, o interesse dos alunos esteve presente; a confraternização e o convívio entre todos.
A preocupação de cada aluno, apesar das suas dificuldades, de realizar as atividades, utilizar diversas técnicas – pintura, recorte, colagem…- alusivas ao tema; o processo de assar as castanhas na “patusca”; interesse e a preocupação de tudo correr bem.

Refletindo…

Estas atividades são um importante instrumento de trabalho e de implementação das atividades da vida diária, possibilitando aos alunos oportunidades de autonomia e de fazer-fazendo, e a nós, docentes, dá-nos a oportunidade de adotar, atempadamente, medidas de ajustamento que possibilitem o sucesso de cada aluno.

É assim em “PENSANDO AO oirártnoc” …!!

Sem comentários:

Enviar um comentário