sábado, 21 de junho de 2014

Boas férias de... Verão!


O verão é uma das quatro estações do ano. Neste período, as temperaturas permanecem elevadas e os dias são mais longos do que os dias de outras estações. Geralmente, o verão é também o período do ano reservado às férias.
O verão do hemisfério norte é chamado de "verão boreal", e o do hemisfério sul é chamado de "verão austral". O "verão boreal" tem início com o solstício de verão do Hemisfério Norte, que acontece cerca de 21 de Junho, e termina com o equinócio de Outono nesse mesmo hemisfério, por volta de 23 de Setembro. O "verão austral" tem início com o solstício de verão do Hemisfério Sul, que acontece cerca de 21 de Dezembro, e finda com o equinócio de outono, por volta de 20 de Março nesse mesmo hemisfério.


quarta-feira, 11 de junho de 2014

Leituras: "Pôr o medo a fugir"

Pôr o Medo a Fugir de Miguel Gonçalves
Excerto "A Joana tinha muitos medos. O medo dominava a sua vida. Tudo começou com um medicamento estragado. A culpa foi do farmacêutico, que lhe deu um remédio que não era para ela e a Joana sentiu-se muito mal. Tinha então 9 anos e foi muito assustador... Depois disto ter acontecido o medo encontrou um bom terreno para crescer e ficar cada vez maior: a Joana. Começou assim: medo? E passado algum tempo estava assim: MEDO! Ela começou a ter medo de tudo… até de ter medo!"
Notas do Autor: «Estas aventuras foram escritas enquanto trabalhava, como psicólogo, com a Joana, na sua luta contra o medo. Escrevi este texto para documentar os progressos que a Joana ia conseguindo e para que ela se lembrasse do que ia fazendo nesta batalha para recuperar a tranquilidade e o bem-estar. 
Depois de várias pessoas terem lido este texto (adultos e crianças), percebi que a história da Joana podia ser útil a outras pessoas. Surgiu assim a ideia de publicar este texto. Depois de ouvir as opiniões dos adultos, compreendi que, apesar dos medos destes serem diferentes dos das crianças em termos de conteúdo, os processos que o medo usa para dominar a vida das pessoas são muito parecidos em toda a gente. Talvez por isso este texto tenha feito sentido para os adultos. 
Fiquei também impressionado quando um rapaz de 10 anos que leu "As aventuras da Joana" disse à mãe: "Mãe, isto é a história da minha vida! 
Assim, se inicialmente pensei em utilizar "as Aventuras da Joana" exclusivamente no âmbito de um manual terapêutico, a sugestão de alguns adultos, e em particular da Ana Luísa Amaral, levaram-me a pensar que este livro podia ser interessante para pessoas fora do contexto terapêutico. Deste modo, surge a dupla vertente deste trabalho: parte de um manual terapêutico para trabalhar com crianças com perturbações de ansiedade (publicado pela Quarteto Editores) e um livro destinado ao grande público." MIGUEL GONÇALVES


segunda-feira, 2 de junho de 2014

Primavera quase no fim...

A primavera é a estação do ano que se segue ao Inverno e precede o Verão. É tipicamente associada ao reflorescimento da flora e da fauna terrestres.


A Primavera do hemisfério norte é chamada de "Primavera boreal" e a do hemisfério sul é chamada de "Primavera austral". A "Primavera boreal", no Hemisfério Norte, tem início a 20 de Março e termina em 21 de junho.. A "Primavera austral", no Hemisfério Sul, tem início a 23 de setembro e termina a 21 de dezembro.


Aluno Vítor Pintor, 4º ano, EB Stº Amaro
Aluno Bruno Gaspar, 4º ano, EB Stº Amaro


Objetivos: desenvolver a motricidade fina, realizar uma tarefa com várias etapas, gerindo os materiais e o tempo necessário à sua execução, compreender instruções.

domingo, 1 de junho de 2014

Dia Mundial da Criança


Aluno Rúben Matos

No dia 1 de Junho de 2014 foi o Dia da Criança.
Fui ao parque de Estarreja para brincar nos insufláveis. Andei no trampolim, no slide e nos matraquilhos humanos.
Fui com a minha mãe e diverti-me muito. Até encontrei a minha prima Juliana e o meu amigo João.
Gostei mais de andar no trampolim porque podia andar o tempo que quisesse.
E assim foi o meu Dia da Criança.


Rúben Matos, 4ºano, E.B. de Santo Amaro

Objetivos: produzir um pequeno texto com coesão e coerência; escrever com correção ortográfica; aprender a usar o corretor ortográfico de programas informáticos.