terça-feira, 30 de abril de 2013

Torneio de Xadrez

O António da EB do Pinheiro anda muito orgulhoso com a sua medalha de participação no torneio de xadrez. Neste trabalho, ele representa as peças do tabuleiro de xadrez, a mesa das medalhas e representa-se, claro, a si próprio, de medalha ao peito. Parabéns António!
António Jesus, 3º ano

Objetivos: Estimular a conversação a partir das vivências do aluno. Promover o enriquecimento vocabular e a autoconfiança comunicativa. Representar experiências positivas a partir do desenho.

terça-feira, 16 de abril de 2013

Orientação temporal

Incentivei o meu aluno Paulo a contar a história que se segue. Para isso, ele começou por ordenar as imagens de 1 a 6. Depois, produziu uma frase para cada imagem e escreveu-as no computador.


1- O menino subiu as escadas.

2- O menino abriu a porta do sótão.

3- O menino entrou no sótão.

4- O menino abriu um baú velho.

5-O menino colocou um chapéu na cabeça.

6- O menino vestiu um fato de palhaço.
Paulo Cardão, 3º ano, Srª do Monte

Objetivos: Incentivar a autoconfiança comunicativa; estimular a orientação temporal; promover a correção ortográfica e morfossintática de frases simples; promover a manutenção e a conclusão da tarefa escrita; promover a autoestima.

Oficina de Escrita Criativa

Capítulo VII
O encontro



O dia de escola estava no fim. O Miguel disse adeus à Rute. A mãe foi buscar o Miguel e levou-o ao parque da cidade. Encontrou lá a Rute e cumprimentou-a dizendo:
- Olá!
Mas a Rute não respondeu. Talvez não tivesse ouvido. Talvez fosse vergonha.
Então, o Miguel insistiu:
-Olha a envergonhadinha de primeira! Ela não respondeu.
O Miguel disse para si que “se não vais a bem, vais a mal. Quando eu for embora vais ver.”
Então, o Miguel foi embora e disse:
- Xau!
E a Rute disse:
- Xau!

Frank Pastor, 4º ano, Sr.ª do Monte

terça-feira, 9 de abril de 2013

Um dia na Serra da Estrela



Um dia, fui à serra da Estrela com os meus amigos. Caiu muita neve. Fiz um boneco de neve. Para ficar mais bonito, pus uma cenoura a fazer de nariz. Coloquei um chapéu, botões, ramos, um cachecol e luvas. Para acabar, encostei uma vassoura.

Paulo Cardão
3º ano, EB Srª do Monte

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Como foi o domingo de Páscoa?

Alguns dos meus alunos quiseram partilhar a sua experiência comigo. Cada um à sua maneira, a partir da escrita ou do desenho, contaram-me o que os mais marcou.


Aluno António Jesus, 3º ano, EB do Pinheiro


O dia de Páscoa foi bom.
A cruz chegou a minha casa à tarde. Todos beijámos a cruz: o João, o Carlos, a mãe e eu.
A minha mãe fez um folar com três ovos. Estava muito bom.
A minha mãe pôs amêndoas numa caixa e eram boas!
Aluno Paulo Cardão, 3º ano, EB Srª do Monte

No domingo de páscoa, almocei na banda da minha avó Beatriz.
O meu padrinho deu-me roupa e três folares.Este ano eu não beijei a cruz.
Aluno Frank Pastor, 4º ano, EB Srª do Monte


No domingo de Páscoa almocei em casa da minha avó Rosinda. A minha madrinha ofereceu-me roupa: camisolas, calças e boxers do Homem Aranha. A minha madrinha ofereceu-me um ovo grande de chocolate e amêndoas. Mais tarde, recebi a cruz em casa do meu avô João, que mora na Torreira. Depois, fui buscar o folar a casa do meu padrinho: ovo, amêndoas e dinheiro. No final do dia, jantei em casa da irmã da minha avó.
Aluno João Pedro Pinho, 4º ano, EB Pinheiro


Objetivos: Estimular a conversação a partir de experiências passadas. Promover o enriquecimento vocabular e a autoconfiança comunicativa. Desenvolver competências de desenho, de escrita e de leitura.