quarta-feira, 30 de maio de 2012

ALUNO DO MÊS DE MAIO


Esta rubrica pretende destacar os meus alunos cujo desempenho se pauta, de uma forma geral, pelo interesse, empenho e participação nas atividades propostas.
Coube à Sara C., do 5º ano de escolaridade da E.B. Padre Donaciano Abreu Freire, ser a aluna do mês de maio pois esforçou-se por atender às orientações da professora e por aumentar os períodos de atenção/concentração. Parabéns!

ALUNA DO MÊS DE MAIO
Sara C., 5º A



Objetivos: promover a auto-estima, contribuir para a mudança de comportamento/atitude de alunos com NEE face aos pares e à escola, fazer sobressair positivamente o aluno com NEE na comunidade escolar.

JOGOS EDUCATIVOS GRATUITOS

Veja as novas entradas na página RECURSOS EDUCATIVOS deste blogue. O Centro de Recursos tem, agora, mais jogos de CÁLCULO MENTAL!

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Visita ao Moinho de Meias, em Avanca

Moinho de Meias restaurado em 2012

Os Moinhos de Meias situam-se na propriedade da Quinta do Marinheiro, onde se situa a Casa-Museu Egas Moniz, localizada na freguesia de Avanca, concelho de Estarreja. Trata-se de um conjunto edificado nas margens do rio Gonde, compreendendo casa de habitação e duas casas de moinhos de rodízio, uma delas com três casais de mós e a outra com dois casais de mós. Depois de algumas décadas ao abandono e já ameaçando ruína, a Câmara Municipal de Estarreja levou a cabo um projecto de recuperação deste núcleo moageiro, recolocando em funcionamento o seus engenhos de moagem, mas também recriando e colocando este espaço ao serviço da comunidade para actividades de teor pedagógico, cultural e outros.


O interior


A presa
Objetivos: A minha intervenção, consistiu em dar apoio personalizado individual aos alunos FranK P. e Paulo C., ao nível da autonomia pessoal e da gestão comportamental. A atividade decorreu muito bem pois os alunos conseguiram gerir a ansiedade e o comportamento, bem como manter a atenção/concentração. Estão de parabéns!

terça-feira, 8 de maio de 2012

Dicas a seguir durante a realização das Provas de Aferição

Como sabes, os alunos do 4º ano de escolaridade vão realizar as Provas de Aferição de Língua Portuguesa e de Matemática nos mesmos dias e à mesma hora. 

Não vais estar sozinho(a), pois vais estar acompanhado de outros alunos, na mesma situação que tu, e vais ter o apoio de dois professores que te vão ajudar em tudo o que precisares.

Seguem-se algumas dicas que te podem ajudar:

1. Não esquecer de levar para a prova de Língua Portuguesa uma caneta ou uma esferográfica, de tinta azul ou preta, um lápis, uma borracha e um apara-lápis. Para a de Matemática, leva o mesmo material, uma régua graduada e um compasso

2. Antes de começares as provas, deves ouvir as instruções do professor com muita atenção. Se tiveres alguma dúvida, levanta o braço

3. Se estiveres nervoso(a), respira fundo, devagar, e pensa positivo: "Eu consigo!" 

4. Lê os textos e as questões com calma e com muita atenção, as vezes que precisares, até entenderes bem

5. Em Língua Portuguesa, realiza os exercícios sempre a caneta ou esferográfica. Se te enganares, riscas a resposta errada e corriges. Em Matemática deves  realizar a prova a lápis. Se te enganares,  apagas e escreves a nova resposta.
6. Pensa bem antes de responder. Se não souberes responder a uma questão, deves passar à questão seguinte, para não perderes tempo

7. Reserva algum tempo, antes do final, para voltar às questões que ficaram sem resposta. Lembra-te: não deixes nenhum exercício por fazer! Mesmo que não tenhas a certeza da resposta!

8. O intervalo entre a 1ª Parte e a 2ª Parte das provas é de 25 minutos. Não te atrases!

9. Ao longo das provas, o professor vai-te avisando do tempo que ainda te resta. Se terminares antes do tempo, deves rever todos os exercícios.

Resta-me desejar a todos um bom trabalho!

professora Paula



JOÃO PEDRO CHAMA A POLÍCIA: UDL BOOK

A atividade consistia em pedir ao aluno que desenhasse uma história sobre um tema à sua escolha e a contasse oralmente.

Pretendia-se atingir os seguintes objetivos:
Aluno António Jesus, 2º ano da E.B.1 do Pinheiro

- ser capaz de contar oralmente uma sequência de ações com coerência e correção frásica;

- proporcionar situações de diálogo entre professora/aluno;

- e representar pessoas e ações a partir do desenho.


À medida que o aluno ia contando a história, eu ia-a escrevendo para que pudesse ser relembrada no futuro. Foi assim que surgiu a ideia de elaborar este UDL BOOK.
Para além de ouvir a história, o aluno vai ter a oportunidade de interagir com os seus assistentes que ajudam na manutenção da atenção e da tarefa. No glossário, poderá aprender conceitos importantes com ela relacionados, bem como jogar jogos on line (puzzle, quiz) ou mesmo aprofundar os seus conhecimentos a partir de outros links.

Poderão encontrar esta história neste blogue em "Recursos e moradas também especiais" com a etiqueta Ler e Ouvir a História "João Pedro chama a Polícia"

Espero que gostem!

quinta-feira, 3 de maio de 2012

DIA DA MÃE: UM BULE DE CHÁ

Para que esta data não passasse despercebida, elaborámos um cartão para a mãe.
Material necessário: folhas autocolantes de cores diversas; uma cartolina A4 rosa; a imagem de  um bule de chá para colorir; um saquinho de chá; lápis de cor, cola e tesoura.

1. Colorir a imagem, recortá-la e colá-la na cartolina A4, dobrada a meio.

2. Desenhar, no papel autocolante, corações, flores ou outras figuras à escolha e recortá-las.

3. Escrever uma mensagem dirigida à mãe, no interior do cartão.

4. No lado oposto à mensagem, prender o saquinho de chá à cartolina com a ajuda dos autocolantes.

Objetivos da atividade:   compreender e cumprir instruções escritas e verbais e desenvolver a capacidade de preparar, iniciar e organizar o tempo e o espaço necessários à realização de uma tarefa, de forma a conseguir finalizá-la; desenvolver a motricidade fina e a coordenação óculo-manual, bem como o sentido estético; escrever uma mensagem escrita com correção ortográfica e gramatical; promover os afetos e dialogar sobre situações do dia-a-dia.