sábado, 31 de março de 2012

ALUNO DO MÊS DE MARÇO

Esta rubrica pretende destacar os meus alunos cujo desempenho se pauta, de uma forma geral, pelo interesse, empenho e participação nas atividades propostas.

Coube à Cristiana, do 6º ano da Escola Padre Donaciano Abreu Freire, ser a aluna do mês de Março pois atendeu sempre às orientações da professora e foi uma aluna persistente, apesar das suas dificuldades. Saliento a sua capacidade de organização do material e do caderno diário e a colaboração com a professora e colegas. Parabéns!
Cristiana S., 6º C,  Escola Padre Donaciano Abreu Freire
ALUNA DO MÊS DE MARÇO

Objetivos: promover a auto-estima, fazer sobressair positivamente o aluno com NEE face à comunidade escolar.

quinta-feira, 22 de março de 2012

PÁSCOA: tempo de paz e amor

Objetivos da atividade: controlar a coordenação óculo-manual, desenvolver a motricidade fina,  desenvolver a estruturação espacial, desenvolver o sentido estético, aumentar os tempos de atenção/concentração, desenvolver a capacidade de preparar, iniciar e organizar o tempo e o espaço necessários à realização de uma tarefa, de forma a conseguir finalizá-la.

                                   Trabalhos dos alunos João P. e António J. dos 3º e                                      
                                     2º anos, respetivamente, da E.B.1 do Pinheiro



Objetivos da atividade: aumentar os tempos de atenção/concentração, desenvolver a capacidade de gerir o comportamento e de preparar, iniciar e organizar o tempo e o espaço necessários à realização de uma tarefa, de forma a conseguir finalizá-la.


                               
                            Trabalho do aluno Rui L. do 6º ano 

quarta-feira, 21 de março de 2012

ANEDOTA DA SEMANA

ANEDOTA DA SEMANAEsta nova rubrica, inaugurada pelo aluno Rui Leite, do 6º ano da E.B. Padre Donaciano Abreu Freire, pretende promover, para além de alguma diversão, competências de comunicação compreensiva e expressiva. Como se trata de uma tarefa semanal que exige continuidade, será uma forma de promover o sentido de responsabilidade e a adesão à tarefa escrita, consolidando-se rotinas.

quinta-feira, 8 de março de 2012

VÊ OS TRABALHOS A CONCURSO E VOTA NO MELHOR!

Agora que o Ciclo de Cinema Todos Diferentes Todos Especiais terminou, chegou a hora de votares no melhor trabalho. A pedido de alguns alunos e professores, o prazo de entrega dos trabalhos a concurso foi alargado por uma semana. Sendo assim a votação começa ... AGORA!

Os trabalhos estão identificados e numerados. 
Memoriza o número do teu trabalho favorito e vota na coluna da direita deste blogue. 
A votação decorrerá até ao fim do mês de Março.

Obrigada pela colaboração de todos e que vença o melhor!


Segue-se um índice dos trabalhos a concurso
J.I. Pinheiro
Trabalhos de 1 a 5
J.I. da Sr.ª do Monte
Trabalhos de 6 a 7
E.B.1 do Pinheiro
Trabalhos de 8 a 25
E.B.1 da Sr.ª do Monte
Trabalhos de 26 a 48
5º ano
Trabalhos de 49 a 50
6º ano
Trabalho 51
                      

J.I. Pinheiro 
(trabalhos de 1 a 5) 





J.I. Sr.ª Monte 
(trabalhos de 6 a 7) 










































6. Dragões, J.I. Sr.ª do Monte



7. Ana Onofre e Diogo Almeida, J.I. Sr.ª do Monte



E.B.1 do Pinheiro
 (trabalhos de 8 a 25)



24. Juliana Padinha, 3º ano
Cartaz: ilustração e resumo da história

25. Miriam Oliveira, 3º ano
Powerpoint




E.B.1 da Sr.ª do Monte
(trabalhos de 26 a 48)











Stoico: "Porque é que não és como todos os outros miúdos... só invenções e engenhocas..."
Hiccup: "- Porque é que eu tenho de ser igual aos outros?"
Hiccup: "- Iupi! Gosto é de voar com o meu amigo Desdentado!"
Desdentado: - Obrigado amigo! Graças à tua engenhoca posso voar!" 

48. Frank Pastor, 3º ano




5º ANO
(trabalho 49 e 50)


"Nós por fora somos todos diferentes mas por dentro somos todos iguais, temos um grande e bom coração. Nunca se esqueçam que a amizade é o que nos une a todos, é mais importante que mil palavras que as pessoas dizem."
Texto: Mariana Silva
Ilustração: irmão
49. Mariana Silva, 5ºA


50. Sara Conceição, 5º A




6º ANO
(trabalho 51)



51. Diana Henriques, 6º I
Cartaz: recorte, colagem e resumo da história

terça-feira, 6 de março de 2012

Centro de competências em tecnologias educativas da CERCIFAF


CENTRO DE COMPETÊNCIAS EM TECNOLOGIAS EDUCATIVAS DA CERCIFAF



RECURSOS ON LINE
ACESSÍVEIS A PARTIR DO CENTRO DE RECURSOS DESTE BLOGUE


MOSAICO.EDU é um espaço informativo estruturado em três módulos – 1º Ciclo do Ensino Básico, Educação Especial e Ciber@ctividades. Polivalente e diversificado num quadro de apoio ao ensino e aprendizagem no 1º Ciclo do Ensino Básico, privilegia também as intervenções pedagógicas, clínicas e terapêuticas no âmbito da Educação Especial.




Ciber@ctividades - Este conjunto de actividades online está agrupado metaforicamente em três classes – Borboletas, Chapins e Golfinhos. Em cada classe, pequenas aplicações interactivas, encontram-se organizadas segundo critérios associados a aquisições ou competências básicas dos seus destinatários – alunos em fase escolar (1º Ciclo), pré-escolar ou em educação especial. Quer a concepção, quer a utilização destes recursos obedecem a um conjunto de pressupostos considerados fundamentais na maximização do seu potencial educativo e no retorno que o investimento na sua produção e utilização poderá trazer em termos de aprendizagem e desenvolvimento das capacidades dos seus utilizadores.



1º Ciclo - Este espaço foi concebido para alunos e professores do 1º Ciclo do Ensino Básico e oferece a possibilidade de acesso a recursos, materiais e actividades pedagógicas passíveis de exploração e utilização em contexto de ensino/aprendizagem na sala de aula.





Educação Especial - Este espaço foi concebido para professores e outros técnicos que desenvolvam actividades no âmbito da Educação Especial. Oferece um conjunto de recursos formativos e informativos acerca das problemáticas que podem estar na base de dificuldades de aprendizagem e procura fornecer pistas para que sejam encontradas as melhores soluções educativas para as crianças com necessidades educativas especiais.



CiberCiências - Actividades online sobre temas simples de Biologia e de Geologia, para resolver por alunos, com a ajuda da Internet.



CienTIC - Espaço dedicado às ciências naturais e tecnologias da informação e comunicação. Os conteúdos encontram-se organizados em temas, disciplinas (do ensino secundário) e actividades.







Recursos na Internet para Biologia e Geologia - Cada recurso é identificado por um logótipo, retirado da fonte, a hiperligação (URL) correspondente e uma breve descrição precedida da designação POR (língua portuguesa) ou ING (língua inglesa).


Recursos para SMART Notebook - Alguns recursos desenvolvidos no âmbito do projecto "Quadros Interactivos em Necessidades Educativas Especiais".



CD-ROM 


ECR - Destina-se a ser utilizado com crianças ou adultos com necessidades educativas especiais ou em reabilitação neuropsicológica, que apresentem dificuldades de manutenção da atenção e concentração, coordenação visomotora, psicomotricidade fina, memorização e vocabulário.





Lexicon - É um programa de prevenção e recuperação de Dificuldades de Aprendizagem da Leitura centrado, especificamente, na discriminação visual e conversão fonológica de letras graficamente semelhantes.






Quid - Um programa para criar e executar exercícios multimédia. Dispõe de várias dezenas de exercícios, em diferentes temáticas, que mais não são do que exemplos do que é possível criar com este software. O grande interesse e utilidade de QUID reside na possibilidade de permitir ao educador/formador produzir exercícios, à medida dos seus interesses e necessidades dos seus aprendizes, sem necessidade de conhecer qualquer linguagem de programação ou “saber muito de computadores”.

Contalá: NOVO SITE SOBRE LIVROS E LEITURA INFANTIL


 Contar histórias é partilhar, é dar de nós, é dar ao mundo!

Era uma vez quatro amigos que gostavam muito de contar histórias. Com espírito empreendedor, arregaçaram as mangas, não se deixando abater pela crise. A Elsa Serra com a sua voz, a Carlota Flieg com as suas ilustrações, o Eduardo Amaro com os seus vídeos, e o Edgar Tavares com o webdesign, juntaram-se e deram vida a este novo projecto, o Contalá

On line desde 15 de fevereiro, o Contalá é um site sobre livros e leitura, voltado para o público infantil, com vídeobooks, onde são lidos livros infantis por uma contadora de histórias, visando o estímulo do imaginário infantil e o incentivo à leitura. As leituras decorrerão em locais diferentes e inusitados e serão protagonizadas pela contadora de histórias Elsa Serra.

E à quinta- feira é... dia de colocar uma história nova no site!

O projecto tem já o apoio do Plano Nacional de Leitura e do Centro Nacional de Cultura(CNC). 

Já pode espreitar o Contalá em no Centro de Recursos deste blogue. Boas leituras!