segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Antes do Visionamento

Procurei envolver os alunos na preparação do Ciclo de Cinema, o que, na minha opinião, deu os seus frutos. Na verdade, uma atividade desta natureza motiva facilmente os alunos para as tarefas propostas. Alunos que, habitualmente, não são capazes de iniciar uma tarefa simples ou, se o são, não a conseguem concluir, apresentaram um desempenho bastante melhor. Assim como alunos que apresentam um défice atencional e agitação psicomotora, foram capazes de manter a atenção suficiente para reter a informação necessária a transmitir ao grupo-turma: o nome do filme, das personagens, a sinopse em linhas gerais, o regulamento do concurso e a morada deste blogue. De facto, foi um bom exercício de memória. 
Esta atividade também permitiu trabalhar a autoestima dos alunos, a gestão comportamental e os relacionamentos interpessoais, uma vez que o aluno com NEE tem a possibilidade de sobressair positivamente face ao grupo-turma.

Cartaz informativo/promocional sobre o Ciclo de Cinema Todos Diferentes Todos Especiais
Alunos com NEE do 5º e 6º anos
Biblioteca Escolar da Escola Padre Donaciano Abreu Freire
Cartaz informativo/promocional sobre o Ciclo de Cinema Todos Diferentes Todos Especiais
Alunos com NEE do 3º e 4º anos
E.B.1 da Sr.ª do Monte 

Os alunos Rui L. e Cristiana S., do 6º ano, consultaram o Guia de Utilizador da nossa Biblioteca Escolar para  procurar e selecionar as normas gerais de utilização da Biblioteca que se pudessem adequar ao Ciclo de Cinema que se realiza, neste espaço, ao longo do mês de fevereiro. 


  
Elaborou-se, assim, um cartaz de sensibilização para o cumprimento destas regras de bom comportamento e os alunos acrescentaram outras regras importantes a seguir durante o visionamento de um filme. Foi feito, deste modo, o planeamento de uma situação nova, fornecendo-se a estes alunos  instruções claras, concisas e orientadores sobre o comportamento/atitude que é esperado deles, diminuindo-se, certamente, a ansiedade que uma situação que foge à rotina pode causar.

Cristiana S., 6º C
Rui L., 6º I (que aprendeu que não devemos usar boné no espaço da Biblioteca Escolar...)
Afixação no espaço da Biblioteca Escolar
Trabalho final

A mesma tarefa foi adaptada para poder ser repetida na E.B.1 do Pinheiro. Desta vez, para trabalhar também a motricidade fina: recortar, colorir e colar/afixar.



António J. e João Pedro P. , 2º e 3º anos, respetivamente
E. B.1 do Pinheiro

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

CICLO DE CINEMA NO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ESTARREJA

FEVEREIRO: MÊS DOS AFETOS

CICLO DE CINEMA

 Todos Diferentes Todos Especiais



O CINEMA VAI À TUA ESCOLA

ENTRADA GRATUITA


CLASSIFICAÇÃO: LIVRE OU M12 ANOS


Objetivos: 
·      Sensibilizar os alunos para a tolerância, para a solidariedade, para o respeito pelos outros e pela diferença, no contexto das NEE;
·      Dar a oportunidade aos alunos com NEE de sobressair positivamente face ao grupo-turma/ comunidade escolar;
·      Dar a conhecer o blogue Todos Diferentes Todos Especiais e explorar as suas potencialidades.

Destinatários: comunidade educativa, com prioridade para as turmas em que estão inseridos os alunos com Necessidades Educativas Especiais atribuídos à professora dinamizadora e outras com alunos que apresentem NEE

PROGRAMA

Os professores interessados nas sessões ainda livres deverão marcar a presença da sua turma junto da professora dinamizadora ou da professora bibliotecária, em folha própria para o efeito.
Deverá ser dada prioridade às turmas com alunos que apresentem Necessidades Educativas Especiais.

fevereiro

PROGRAMA
Como treinar o seu Dragão
Escola
Local de Realização
Duração
Dia
Turma
Hora
Professor Acompanhante
J.I e E.B.1 da
Sr.ª Monte
Sala audiovisual
60 min.
6
J.I. e 1º ano
9:30-10:30
Profª Sandra Gomes e Educ. Estrela Santos
E.B.1 Sr.ª Monte
Sala audiovisual
60 min.
6
2º e 3º anos
11:00- 12:00
Profª Manuela Lima e Prof. J. Pedro Silva
E.B.1 Sr.ª Monte
Sala audiovisual
60 min.
6
4º ano
13:45- 14:45
Prof. J. Pedro Silva e Profª Sandra Gomes
E.B.1 do Pinheiro
Sala audiovisual
60 min.
7
J.I. e 1º ano
9:30-10:30
Prof. Educ. Isabel Júlio
E.B.1 do Pinheiro
Sala audiovisual
60 min.
7
2º, 3º e 4º anos
11:00- 12:00
Prof.ª Rosa Silva e Profª de substituição



COMO TREINAR O SEU DRAGÃO
Local de Realização
Duração
Dia
Turma
Hora
Professor Acompanhante
Disciplina


Biblioteca escolar

90 min.
2
NEE
12:00- 13:30
Teresa Izquierdo
Educação Especial
45 min.
7
5º E
13:45- 14:30
Luís P. Nunes
FC
45 min.
7
6º C
14:30-16:15
Mª de Lurdes Azevedo
EMRC
45 min.
10
6º I
14:30-15:15
Mónica Lima e Olga Pinho
EA
45 min.
10
5º A
15:30-16:15
Manuel J. Urbano
FC
I AM SAM – A FORÇA DO AMOR
Biblioteca escolar
90 min.
45 min.
90 min.
45 min.
1
1
8
8
6º C
9º B
6º H
9º B
10:15- 11:45
12:00-12:45
10:15-11:45
12:00-12:45
Graça e Paula Cruz
Lurdes Azevedo
Alda Lima e Natália Vieira
Lurdes Azevedo
EVT
EMRC
HGP e EM
EMRC
RAIN MAN – ENCONTRO DE IRMÃOS
Biblioteca escolar
90 min.

15
7ºB
CEF

8:30-10:00
15:30-17:00
Lurdes Az. e Felicidade Peixoto
Alice Tavares
EMRC e FC
Português
INSIDE I´M DANCING – OS MELHORES DIAS DAS NOSSAS VIDAS
Biblioteca escolar

90 min.
90 min.
90 min.
29
29
9º B
6º D
9º A
10:15-11:45
12:00- 13:30
13:30- 15:00
Cidália Fonseca e Jorge Ventura
Paula Cruz e Luís Nata
Catarina Fernandes
EA
EA
Espanhol

COMO TREINARES O TEU DRAGÃO

 O filme de animação Como treinares o teu dragão, da empresa DreamWorks, remonta o cenário da vida viking. Grandes guerreiros, os habitantes da ilha de Berk lutam diariamente contra dragões. Assim sendo, a habilidade de guerrear, a coragem, a força física e a brutalidade são atributos admirados entre os habitantes de Berk. Nesse contexto, aparece Hiccup (ou Soluço, na versão brasileira), um adolescente franzino, cuja força mental supera em muito a força física. Ele é o “patinho feio” da aldeia, mas tornar-se-á no belo cisne até ao final do filme. Na tentativa de agradar ao seu pai, Stoico, o Imenso (e ninguém menos que o líder do grupo), Soluço inventa engenhocas que deveriam ser capazes de abater dragões.
Numa bela noite de batalha, Soluço tem a oportunidade de testar uma das invenções... E ele, finalmente, consegue! Caça um dos mais temíveis dos dragões: o Fúria da Noite. Mas ele sequer tem tempo de comemorar! Logo se torna alvo de um outro dragão que quase o aniquila... O pai Stoico salva-o e quando ele conta que conseguiu caçar um fúria da noite, ninguém acredita... No dia seguinte, ele vai ao encontro da sua caça... e encontra-o com vida. E aí começa todo o desenrolar da história que mostra a natureza da amizade: verdadeira, desinteressada, sem preconceito... Quanto mais convive com o Fúria da Noite, já carinhosamente chamado de Desdentado (ou Banguela, na versão brasileira), Soluço percebe que tudo o que lhe ensinaram sobre dragões é uma mentira... eles são amáveis, dóceis e muito amistosos... o que levava estes seres a atacarem a sua ilha afinal? Esse é o mistério que será revelado no final do filme, numa trama bonita, leve e cheia de valores importantes para serem compartilhados com crianças, jovens e adultos!
Animação, Classificação livre, 98 min.

Rain Man - ENCONTRO DE IRMÃOS


Vencedor de 4 prémios da Academia (Melhor Filme; Melhor Realizador, Melhor Ator e Melhor Argumento Original), Rain Man, Encontro de Irmãos é um clássico moderno. Com interpretações de Tom Cruise e Dustin Hoffman, esta história sobre o poder curativo do amor é “fascinante, comovente e repleta de inteligentes surpresas” (Newsweek).

Charlie Babbitt (Cruise), um jovem egocêntrico, viaja a um hospital psiquiátrico para tentar descobrir quem é o beneficiário da fortuna que seu pai deixara ao falecer. Ao chegar ao hospital, Charlie descobre que o beneficiário é Raymond (Hoffman), um irmão mais velho autista de quem nunca ouvira falar. A partir deste momento começa uma aventura, na qual é retratada, de forma real, o significado do autismo no dia-a-dia.
Drama, M12 ANOS, 128 min.


I am Sam - A FORÇA DO AMOR

O filme acompanha a trajetória de Sam Dawson (Sean Penn), um adulto com a idade mental, a inocência e a sinceridade de uma criança de sete anos. Um homem que o destino quis que se tornasse pai solteiro de Lucy (Dakota Fanning). Embora tivesse dificuldades, com a ajuda de amigos muito especiais, Sam conseguiu fazer dos primeiros anos de vida de Lucy, uma infância repleta de amor e alegria. Quando Lucy completa sete anos e começa a ultrapassar intelectualmente o seu pai, entretanto, o serviço Social intervém, separando-a de Sam para que seja adotada e criada por outra família. Mesmo com poucas chances de vencer, Sam decide enfrentar o sistema. Ele procura Rita Harrison (Michelle Pfeiffer), uma poderosa advogada, que só aceita o caso por ter sido desafiada pelos colegas a defender uma causa de graça. Embora procure passar a imagem de pessoa dura e centrada, Rita é uma mulher frágil e o contato com Sam mudará sua forma de encarar a vida. Juntos, Sam e Rita tentam provar que o amor incondicional é o mais valioso presente que um pai pode dar.
Drama, M12 ANOS, 133 min.

Inside I'm Dancing - OS MELHORES DIAS DAS NOSSAS VIDAS


Rory (James McAvoy) é um jovem rebelde, bem-humorado, que diz o que pensa, não liga para as convenções sociais, nem para nada, nem para ninguém. O seu oposto é Michael (Steven Robertson), que sempre levou uma vida completamente sem graça e enfadonha. O que estas duas pessoas tão diferentes poderiam ter em comum? A resposta é ao mesmo tempo simples e cruel: Rory é tetraplégico e Michael tem paralisia cerebral. Descontentes com as "regras da vida", estes dois amigos inusitados planejam deixar a instituição onde estão internados com a ajuda de Siobhan (Romola Garai) para que finalmente atinjam seus objetivos: viver a vida em toda a sua intensidade. Mas quais as surpresas que o mundo fora dos portões da instituição irão revelar aos dois rapazes?
Comédia/Drama, M12 ANOS, 104 min.


CONCURSO ON LINE - ATÉ 29 DE FEVEREIRO

QUERES GANHAR UM PRÉMIO?

ENTÃO, PARTICIPA!!

 

 

FEVEREIRO: MÊS DOS AFETOS

NESTE BLOGUE

REGULAMENTO

Condições de Participação: 
Concorre com um trabalho sobre o filme Como treinar o seu dragão. Escolhe as personagens do filme que melhor se enquadram no nome do blogue Todos Diferentes Todos Especiais e usa, no teu trabalho, as duas palavras-chave: Diferentes e Especiais
Os trabalhos poderão ter formatos diversos (desenho, colagem, texto, vídeo, …) e deverão estar devidamente identificados (nome, ano e turma). 
Só tens de o entregar ao teu diretor de turma ou à professora Paula Silva, de Educação Especial, até ao dia 29 de fevereiro.

Condições de Seleção: Os trabalhos serão publicados neste blogue durante o mês de Março e aqui serão sujeitos a votação on line.

Para votar:  Verás aqui os trabalhos a concurso, poderás votar e conhecer o vencedor. 

Prémio: 
O vencedor receberá o  livro  "Como Treinares o Teu Dragão - Livro Lanterna" da Dreamworks. Este livro com a história do filme, faz uma apresentação das personagens e contém  imagens camufladas, que podes descobrir com uma «lanterna mágica».


Obrigada pela tua participação!
Paula Tavares e Silva
(professora dinamizadora, Educação Especial)