terça-feira, 29 de março de 2011

Gestão Comportamental

Um dos pré-requisitos para a mudança de comportamento é conhecer e compreender o comportamento esperado. Uma forma de ajudar a criança a atingi-lo poderá ser a aplicação de um sistema de recompensas. Desta forma, ela passará a conhecer as consequências por actuar de determinada forma e a considerá-las recompensadoras.
Foi o que fiz na E.B.1 da Sr.ª do Monte. A cada sucesso do aluno é atribuída uma estrela. A cada retrocesso é-lhe retirada uma estrela também. Ao fim de uma semana, as cinco estrelas conseguidas dão lugar a uma recompensa. De forma a proporcionar situações de diálogo e ajudar os alunos a compreender todo o processo, envolvi-os na elaboração do registo comportamental.











Objectivos da actividade: compreender quais são os comportamentos desejáveis a partir do diálogo e da repetição; estimular a focalização/manutenção da atenção; ser capaz de preparar e organizar o material necessário, bem como de gerir o tempo de forma  a concluir a tarefa; controlar o seu comportamento.

sexta-feira, 25 de março de 2011

Comportamentos adequados vs desadequados

Reforço visual dos comportamentos desadequados
Reforço visual dos comportamentos adequados
O aluno recortou as imagens e fez a correspondência com a descrição escrita do comportamento
Objectivos da actividade: conhecer e compreender o comportamento esperado; saber e compreender porque se quer que ele actue de determinada forma; ter consciência quando exibe um comportamento adequado e/ou desadequado; ser capaz de controlar o seu comportamento.

terça-feira, 22 de março de 2011

Calendário Diário- exemplo de práticas

As três primeiras actividades que fazem parte da rotina diária dos alunos: 
  • Registar a data;
  • Compor o horário semanal de acordo com as actividades extra-curriculares;
  • Fazer o mapa do tempo.

Neste caso, a utilização do sistema de calendário contribui para dar um maior sentido aos acontecimentos, situações e actividades em que a criança/jovem está envolvida.

Cartões para registo do estado do tempo e das actividades extra-curriculares
Registo do estado do tempo de acordo com os dias da semana
Registo da estação do ano, do mês e do dia do mês
Distribuição das actividades extracurriculares pelos dias da semana


Objectivos das actividades: organizar a informação de forma sequenciada; aumentar a previsibilidade das situações; adequar, cognitivamente, comportamentos face a situações previstas; dar, através da antecipação, apoio emocional ao aluno, permitindo-lhe envolver-se com confiança e sentido de posse; desenvolver competências comunicativas; adquirir conceitos temporais básicos; enriquecer o vocabulário da criança/jovem; visualizar a estruturação do tempo; atribuir sentido às rotinas biológicas.

Estruturação do tempo

A forma como os profissionais organizam o sistema de calendário depende do conhecimento que têm dos alunos que os irão utilizar, das suas características e factores que as determinam, das suas necessidades, dos pressupostos básicos para a sua educação e da organização do ambiente de aprendizagem.


Sistema de Calendário - o que é

Amaral et al, (2004, p.185) referem que um sistema de calendário é constituído por um sistema de símbolos organizados sequencialmente, que representam actividades a realizar e auxiliam a criança a compreender o que vai fazer. Essas actividades repetem-se segundo determinada ordem, respeitando uma sequência pré-estabelecida e um horário definido.
Pode ter vários formatos e ser utilizado nos diversos ambientes frequentados pelos alunos.


Como organizar um sistema de calendário: 

Os sistemas de calendário devem ser organizados de acordo com as características individuais dos alunos e basearem-se nas rotinas diárias existentes. A sua elaboração exige planeamento e avaliação sistemática, sendo necessário tomar algumas decisões fase à organização, tais como: 
  • que actividades vamos incluir no calendário e qual a sua estruturação,
  • que o tipo de calendário vamos usar,
  • que símbolos vamos usar para representar as actividades,
  • quais as capacidades, interesses e motivações do aluno,
  • quais os procedimentos a desencadear na introdução de um calendário.

Tipos de símbolos a usar:
Os símbolos podem ser objectos, imagens ou palavras. A sua escolha depende das capacidades do aluno que o vai utilizar. Deste modo, na concepção dos calendários e tendo em conta as características individuais dos utilizadores (cognitivas, sensoriais e motoras), poder-se-á recorrer a pistas de objectos de referência, parte de objectos, fotografias, desenhos e dever-se-á sempre que possível relacioná-los aos símbolos gráficos e à palavra escrita, de modo a serem entendidas por um maior número de intervenientes.


Acróstico de calendário que se encontra em Amaral et al, (2004)
Comunicar, dialogando sobre cada actividade,
Antecipar o que vai acontecer,

Ler quando se associa a palavra à escrita,
Experimentar ao ter acesso a novas actividades/situações,
Noticiar quando se dá a informação sobre acontecimentos não previstos,
Descobrir o que vai acontecer de novo,
Aprender novo vocabulário,
Repetir situações que ocorrem diariamente,
Interagir com pessoas e ambientes,
Organizar a informação sobre os acontecimentos


Vantagens do uso de sistemas de calendário: 

A compreensão do tempo e dos horários contribui para que os alunos: 

  • se sintam seguros no ambiente o que lhes oferece maior estabilidade e segurança emocional;
  • consigam antecipar o que vai acontecer, compreendendo o que se passa à sua volta;
  • estruturar-se para que com, e em segurança, tenham condições para receber a informação, interpretá-la e expressar-se.
Para melhor compreender e antecipar os vários momentos de actividades e situações do dia-a-dia os alunos deverão ter horários e calendários que os auxiliem, principalmente na transição de uns momentos para os outros.

Desta forma os alunos podem envolver-se com maior intencionalidade nas actividades em que participam, uma vez que têm possibilidade de desenvolver competências de antecipação relacionadas com as sequências, tanto das situações e actividades, como das várias etapas necessárias para as cumprir e o tempo exigido.

O sistema de calendário pode contribuir, de forma determinante, para que os alunos compreendam as rotinas (inerentes tanto às situações como às actividades) e se envolvam nas mesmas com segurança.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Dia Mundial da Árvore ou Dia Mundial da Floresta

Actividades: picotagem, colagem, pintura
Trabalho do J.P. da E.B.1 do Pinheiro
Trabalho do Gabriel da E.B.1 da Póvoa

Objectivos da actividade: manusear diferentes materiais e técnicas, controlar a coordenação óculo-manual, desenvolver a motricidade fina, estimular a comunicação compreensiva, desenvolver a estruturação espacial, desenvolver o sentido estético, aumentar os tempos de atenção/concentração, desenvolver a capacidade de preparar, iniciar e organizar o tempo e o espaço necessários à realização de uma tarefa complexa, de forma a conseguir finalizá-la.

sábado, 19 de março de 2011

Mensagens para o pai

No âmbito da celebração do Dia do Pai, fizemos uma surpresa aos nossos pais e escrevemos mensagens de afecto.
Pai,
Gosto muito de ti e gostava que tivesses um bom dia do pai.
Por fim, gostaria muito de te dar muitos beijinhos.
Quando vieres do trabalho, podíamos dar um passeio.
(Frank, E.B.1 da Sr.ª do Monte)

Silvino,
Gosto muito de ti!
És amigo como um pai.
Porta-te bem.
(Paulo, E.B.1 da Sr.ª do Monte)

Pai,
Gosto muito de ti!
És muito brincalhão.
Eu sei que quando ralhas comigo tens razão.
(Sandro, E.B. Padre Donaciano Abreu Freire)

Pai,
Gosto muito de ti e das tuas brincadeiras!
Quero-te desejar um bom dia do pai.
 (Cristiana, E.B. Padre Donaciano Abreu Freire)

Pai,
Tenho saudades tuas.
És muito meu amigo.
És forte e consegues puxar as redes do navio!
(António, E.B.1 do Pinheiro)

Pai,
Gosto muito de ti!
Jogas muito bem futebol e trabalhas muito!
(J.P., E.B.1 do Pinheiro)

Querido pai,
És o meu melhor amigo!
(Ana Marques, E.B.1 da Sr.ª do Monte)

Pode também visitar o sítio júnior, onde encontrará diversas actividades e informação sobre esta data.

terça-feira, 15 de março de 2011

O Inventor

Na E.B.1 da Srª do Monte estivemos a falar de profissões e de planos para o futuro.
O Frank do 2º ano quer ser inventor. Daí a ideia de realizar uma pesquisa orientada sobre o tema na Internet, seguida de uma selecção e tratamento da informação. 

A motivação do aluno passa pelo uso do computador e das novas tecnologias
Elaboração de um cartaz a partir da informação escrita no Word

Ao cartaz, seguiu-se a construção da invenção do aluno: um robô que escrevesse por ele





Objectivos da actividade: motivar o aluno para actividades de leitura e escrita, contribuindo para a adesão à tarefa, estimular o gosto pela leitura e escrita, ajudá-lo a compreender a importância do conhecimento da Língua na sua autonomia e crescimento em sociedade.

quinta-feira, 10 de março de 2011

RoboBraille converte textos para Braille e voz via e-mail

Um serviço gratuito, funcionando a partir de um e-mail, capaz de traduzir um texto em Braille e em gravações de áudio, está a  ajudar a eliminar o hiato da exclusão digital para pessoas com deficiências visuais e auditivas, dando-lhes acesso rápido e fácil a livros, artigos de notícias e páginas da web. Pode encontrá-lo no site http://robobraille.org/rb/subpage1000.aspx

Convertendo texto em Braille e áudio
Desenvolvido por pesquisadores europeus, o RoboBraille oferece uma solução única para o problema da conversão de texto em Braille e áudio, sem a necessidade de que os usuários operem programas complicados. O resultado é o RoboBraille, um serviço que não exige nenhuma capacidade com um computador além de saber enviar um e-mail.

Anexando o arquivo ao e-mail
Os usuários simplesmente anexam o texto que eles querem traduzir, formatado num dos inúmeros formatos reconhecidos, de texto comum e documentos do Word a textos em HTML e XML. Eles  enviam, então, o e-mail com o texto para o servidor do RoboBraille.
Programas especiais, conhecidos como agentes de software, começam automaticamente o processo de tradução do texto em Braille ou sua conversão num arquivo de áudio por meio de um programa de vocalização.

Português para Braille
Um documento enviado para britspeech@robobraille.org será convertido para inglês britânico falado, enquanto um texto enviado para textoparabraille@robobraille.org será traduzido de português para Braille de seis pontos."
O usuário depois recebe a tradução de volta em seu e-mail, que pode ser enviado para uma impressora Braille ou um display táctil, um dispositivo conectado ao computador com uma série de pinos que são levantados ou baixados para representar caracteres Braille.

Impressora Braille


O RoboBraille consegue actualmente traduzir textos escritos em inglês, holandês, italiano, grego e português para Braille e voz. O serviço também consegue lidar com vocalização em francês e lituano.
in CORDIS - 02/06/2008

sexta-feira, 4 de março de 2011

Simetrias

As crianças aderem com facilidade a actividades temáticas. Esta actividade de desenho permitiu trabalhar as áreas prioritárias contempladas no Programa Educativo da criança.
A Inês do J.I. das Laceiras desenhou e coloriu o corpo do palhaço, de acordo com a sua figura simétrica
Para finalizar, procurámos  as letras que compõem o seu nome próprio em revistas e jornais.
A Inês fez a correspondência com o nome escrito a giz no quadro e realizou o recorte e a colagem.
A Inês está de parabéns pelo empenho que é, aliás, habitual!!


Objectivos da actividade: ouvir, compreender mensagens orais, falar, desenvolver a autoconfiança em termos comunicativos.

terça-feira, 1 de março de 2011

Máscara de Carnaval

O J.P. da E.B.1 do Pinheiro fez uma máscara para brincar ao Carnaval. O A., seu colega do 2º ano, também esteve muito empenhado na elaboração da sua máscara de Carnaval. Foi incansável e nunca se distraiu com estímulos irrelevantes. Foi capaz de levar a tarefa até ao fim, cumprindo as suas diversas etapas. Vejam como foi cuidadoso com o material escolar e vejam como tem a sua mesa organizada. Muito bem!
Apresento-vos os diferentes passos da actividade:

Picotar

Colorir

Moldar

Colar

Trabalho final do J.P.

Trabalho final do A.
Objectivos da actividade: controlar a coordenação óculo-manual, manusear diferentes materiais e técnicas, desenvolver a motricidade fina e a estruturação espacial, aumentar os tempos de atenção/concentração.

A casa do António

Apresentei ao António da E.B.1 do Pinheiro a estrutura de uma casa. Pedi-lhe, de seguida, que me descrevesse a sua casa: nº de divisões, pisos, funcionalidade das divisões, etc. Assim, fazendo uso da memória, o António foi capaz de reproduzir a sua casa, identificando até a mobília de cada divisão e a disposição na mesma. Está de parabéns pelo empenho.




Objectivos da Actividade: identificar as diferentes divisões da sua casa, representar a sua casa, localizar objectos à direita/esquerda no espaço gráfico, localizar objectos na vertical/horizontal no espaço gráfico, compreender noções de perto/longe, à frente/atrás, em cima/em baixo, fora/dentro, ao lado/entre, pequeno, médio, grande, curto/comprido, igual/diferente, vertical/horizontal, direita/esquerda, utilizar vocabulário corrente utilizado nas relações de grandeza (maior/menor, alto/baixo, largo/estreito, pesado/leve), promover actividades lúdicas e educativas que permitam trabalhar e aumentar progressivamente os tempos de atenção.